Tempo de leitura: 6 minutos
Nesta semana, escrevi um texto para esclarecer que nem toda empresa familiar precisa ser pequena. Hoje, explicarei um pouco de como esse tipo de negócio pode crescer e se tornar um destaque no seu segmento.
Uma das características mais interessantes das empresas familiares é a sua essência. Elas contam a história do empresário que faz a mesma coisa há anos, que é conhecido no bairro e que passa os ensinamentos para os filhos, sobrinhos, netos, etc.
No entanto, esse estereótipo não é muito compatível ao crescimento da empresa. Tão forte quanto a imagem do microempresário que está no bairro há décadas, com seu pequeno negócio, é a ideia de conservadorismo na gestão e de que o dono da padaria ou pizzaria do bairro nunca sairá de lá.
Isso acontece porque estamos acostumados a conhecer empresas familiares que não crescem.
Segundo o Sebrae, mais da metade das empresas abertas falem em menos de cinco anos. Após passar por esse período crítico de consolidação, as empresas familiares passam por outra fase de risco, a sucessão da gestão. De acordo com a PwC, apenas 11% das empresas mantém um plano de sucessão bem estruturado e documentado. Ou seja, os fundadores das empresas não treinam os familiares para assumir o comando, o que faz essas empresas fecharem cedo. Apenas 10% sobrevivem até a quarta geração.
Porque empresas familiares não crescem?
No artigo anterior, eu listei as vantagens e desvantagens de ter uma empresa familiar. Os principais motivos para que a empresa não cresça é ignorar as desvantagens da empresa familiar e não trabalhar formas de aperfeiçoar o negócio.
Embora seja comum e esperado que se contrate parentes para cargos de confiança, a falta de experiência e preparo pode gerar problemas na gestão.
Fiz uma lista das principais dúvidas e soluções para garantir o crescimento da sua empresa familiar.
Familiares não são capacitados
Esse problema é muito comum. Como disse antes, é comum priorizar o parentesco familiar em detrimento às qualidades profissionais. Para transpor esse problema, sugiro que seja feito um plano de carreira para os familiares, onde eles possam atuar em cargos operacionais antes de assumirem responsabilidades. Também é importante estimular a qualificação profissional.
Falta planejamento
Por se tratar de uma empresa familiar, muitas vezes sem grandes perspectivas, os empresários apostam muito na tentativa e erro. É comum microempresários não planejarem a gestão de sua empresa familiar. Em longo prazo, essas atitudes podem dificultar o crescimento do negócio.
A alternativa é planejar a sua atuação no mercado o quanto antes. Como qualquer outro negócio, é preciso pesquisar sobre o público-alvo, concorrentes, e quanto será necessário investir para conquistar sucesso a médio e longo prazo.
Misturar finanças
Quando o negócio é familiar, fica mais difícil separar finanças pessoais e as da empresa. Pequenos empresários costumam pagar contas pessoais com caixa da empresa ou usar o próprio dinheiro para pagar os funcionários. Por isso é importante ter contas separadas desde cedo. O empreendedor deve definir qual parcela do lucro ficará para ele, como um salário para os funcionários, e gerir as contas separadamente.
Falta de experiência
Investidores que não sabem porque abriram o negócio são sinônimo de sentença de morte para a empresa. Às vezes, os empreendedores apostam em tendências do mercado que não conhecem por pressão de parentes ou para atender uma ideia que parecia boa a principio. Geralmente esse tiro no escuro não tem resultados positivos.
Sugiro que o empreendedor pense e planeje muito bem antes de abrir um negócio. É isso mesmo que você quer fazer para o resto da sua vida? Você sabe por que quer abrir o negócio? Você tem as habilidades necessárias para a gestão? Depois de refletir, procure ajuda de um profissional para tirar suas dúvidas sobre a abertura. Um consultor de negócios pode ser excelente nessa fase.
Se a ideia tiver surgido em família, todos os envolvidos devem participar ativamente do planejamento e dos trâmites necessários, para que nenhum parente/sócio seja prejudicado.
Não tratar bem os clientes
Micro e pequenos empreendedores tem um contato muito maior com a clientela. E precisam dela muito mais que empresas grandes. Mesmo assim, alguns donos de empresa costumam tratar o cliente como alguém que quer falir a empresa, como um inimigo. Em empresas de família isso é ainda pior, porque essa cultura é passada do pai para filho, de tia para sobrinha, etc. Esse tipo de trato com os clientes é um dos principais responsáveis pelo fechamento de pequenas empresas.
Aproveite o privilégio de ter um contato estreito com os seus consumidores para fortalecer esse laço. Não se esqueça de que o marketing boca a boca é um dos mais importantes meios de divulgação de empresas.
Trabalhe a sucessão
Um grande problema na hora de planejar o crescimento de uma empresa é a sucessão. Há dificuldades dos dois lados: o dono não quer abrir mão de seu jeito de trabalhar e o aprendiz não consegue o respeito e qualidade de gestão do antecessor.
O crescimento de uma empresa leva tempo e exige planejamento e liderança. Eu entendo quando o dono, que dedicou parte da sua vida ao negócio, não quer largar o osso, mas para que a empresa cresça é preciso superar esse passo.
Trabalhar a sucessão é a garantia de que sua empresa crescerá sem perder a essência. O Cake Boss é exemplo disso. Seu pai nunca poderia criar o império que o filho criou porque crescimento empresarial leva tempo e demanda muito trabalho. Treinar a sucessão desde cedo é garantia também de que o empresário vai poder descansar e curtir um pouco dos bens que conquistou durante a vida.
Ouvir é importante
Uma das características mais marcantes dos negócios de família é que os membros mais jovens são recrutados para o trabalho. Essa juventude pode trazer ideias e inovações que os mais velhos podem não entender, além de manter uma atenção maior às novidades, como mídias sociais e marketing.
Se você é o dono de um negócio familiar, ouça as sugestões dos mais novos, porque elas podem ser a garantia de longevidade do seu negócio. Já se você é novo na empresa de algum parente, insista nas suas ideias.
Tem mais alguma dica?
Deixe um comentário abaixo.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.