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Aumentar suas vendas! Esse é um dos principais motivos que levam empresários a procurarem ajuda de profissionais em gestão empresarial.
Estamos vivendo um momento de pouca confiança de investidores e dos bancos, sem contar na taxa de desemprego gerada por uma crise política e econômica no Brasil. Esse cenário estimula as pessoas a gastarem menos.
Por isso, o comércio em geral costuma sofrer mais com esse tipo de crise que outros setores do mercado. Com poucas vendas, os preços sobem e os empresários são forçados a demitirem funcionários, o que aumenta a taxa de desemprego e diminui o dinheiro em circulação.
Ou seja, é um ciclo vicioso que piora a cada vez mais enquanto o empresário fica sentado esperando por uma resolução milagrosa desses problemas.
Aumente suas vendas!
Enfrentar a crise e aumentar suas vendas em tempos de crise é difícil, mas não impossível. Sei que essa é uma das demandas mais urgentes do mercado atual, por isso separei 7 dicas para aumentar suas vendas.
Atendimento é primordial
No meio competitivo do mercado de trabalho, ter um atendimento diferenciado é a melhor forma de manter clientes fiéis ao seu negócio.
Parece clichê, mas ter um bom atendimento, com vendedores treinados, estimulados e felizes, faz o cliente se sentir bem e com vontade de retornar sempre.
Na hora de atender, busque inovações, ofereça amostras, serviços etc. Assim, você garante a volta do seu cliente e que divulgue você para amigos e pessoas que também irão gostar do seu serviço.
Mantenha os vínculos com os clientes
No texto que postei aqui no blog algum tempo atrás sobre Alavancagem de Vendas, eu disse que “é mais fácil barato manter um cliente do que atrair um novo”. Essa tática pode aumentar, e muito suas vendas.
Mantenha um cadastro atualizado dos seus compradores. Recolha dados deles, para saber quais são os padrões de compra do seu público-alvo e como seu negócio pode melhorar para atendê-los ainda mais.
Mandar presentes, descontos, mensagens de aniversário, promoções especiais, etc. faz os seus clientes se sentirem a vontade e estimulados a comprarem do seu negócio.
Ouça mais
O feedback é um importante papel em todo tipo de trabalho, e no empreendedorismo não podia ser diferente. Já trabalhei com empresários que gostam de ter a última palavra sobre todas as decisões tomadas no estabelecimento e se recusavam a serem contrariados, sob o argumento de que o negócio prospera há anos do jeito que eles planejaram.
Esses empresários não deveriam sequer serem tratados como profissionais! A vida empresarial requer mudança, tentativa, erro e acerto todos os dias. Por isso, estar aberto a críticas, sugestões e ideias novas é fundamental para a prosperidade do negócio. Deixe seus clientes e funcionários a vontade em relação a isso.
Venda o conceito, não o produto
Criar um conceito ajuda a aumentar as suas vendas e trazer mais lucros exponenciais. Sua marca deve ser única e inspiradora, capaz de vender por si só os interesses e desejos do seu público-alvo.
Invista na divulgação
Eu sei que em momentos de crise, a última coisa que o empresário quer é gastar dinheiro. Mas para se aumentar as suas vendas, é preciso investir em comunicação, divulgação e campanhas de marketing,
É como no ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Isso vale também para quem quer aumentar suas vendas.
É preciso estar nos locais onde está o seu público-alvo está. Por isso, investir em redes sociais, informativos, jornais, TV, etc, é uma ferramenta que pode trazer bons frutos.
Conheça a concorrência
Para saber qual é a sua vantagem, você precisa conhecer os seus rivais no jogo. Pesquisas de mercado podem te ajudar a saber quem são seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência. Com esses dados e trabalho em equipe direcionado, você pode aumentar suas vendas se aproveitando das falhas dos concorrentes.
Tenha o negócio em ordem
Manter a casa em ordem é essencial para gerenciar as suas vendas. Embora esse argumento possa não parecer ter uma ligação com o aumento das suas vendas, essa organização é importante para evitar desgastes com os vendedores, como estipular metas impossíveis e cobranças demais.
O processo de vendas deve ser feito em conjunto. Toda a equipe do seu negócio deve estar trabalhando junta, por isso delegar funções é importante para aumentar as suas vendas.
Mais truques de como aumentar sua venda
Aumentar as vendas não é uma tarefa impossível, mas alguns truques organizacionais podem ajudar, e muito, a alcançar esse objetivo. O principal deles é estar de acordo com o seu público-alvo.
Saber o que seus clientes querem é o melhor jeito de acertar na hora da venda. Se seu público é jovem e descolado, o seu ambiente tem que os agradar, com música ambiente atual e pop, cores chamativas e disposição que possibilite o toque e a interação com os produtos. Já se os clientes que quer alcançar são pessoas leigas em tecnologia, por exemplo, você precisa investir em treinamento e capacitação, para que os vendedores saibam indicar o melhor computador para cada situação, por exemplo.
O segundo truque é delegar as funções. Quem trabalha com vendas precisa de uma liberdade na atuação com o cliente. Se o patrão fica em cima e cobrar demais, os resultados nunca veem mesmo. É preciso dar confiança aos gerentes, vendedores e demais colaboradores para evitar dores de cabeça e garantir lucros expressivos.
Deixe os vendedores fazerem o serviço deles e foque no planejamento de ações que deixem os clientes e funcionários mais confortáveis.
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