Tempo de leitura: 3 minutos
Há quem acredite que pequenos lucrativos negócios são exclusividade das grandes capitais do país. Mas essas pessoas estão erradas. As pequenas cidades têm um potencial incrível para os pequenos empreendedores e pode trazer muitas vantagens aos mais ousados.
Talvez o leitor esteja se perguntando “não é muito arriscado investir em pequenas cidades?”. Claro que é arriscado e muito difícil, mas onde muitos vêem risco, eu e muitos outros empreendedores competentes vemos oportunidade.
Sei que parece impossível ter um pequeno lucrativo negócio no interior, mas com o planejamento certo essa tarefa pode ser até mais fácil de ser concluída em cidades pequenas do que nas grandes. Parece contraditório, mas não é.
Inovar é a chave para se ter um pequeno negócio lucrativo no interior
Embora no interior o número de clientes em potencial seja reduzido, a possibilidade de inovar é muito maior e mais fácil. Isso acontece porque raramente as novidades das cidades grandes chegam às pequenas, assim, a inspiração pode ser adaptar os negócios ao público local.
O Murilo Gun, que tem uma escola de criatividade, gosta de dizer que inovar nem sempre é inventar algo novo, mas observar o que está em transformação no mundo. As grandes empresas brasileiras, por exemplo, analisam o mercado norte-americano e conseguem analisar um cenário futuro. Ou seja, elas conseguem inovar no mercado brasileiro vendo o que está surgindo no americano.
Da mesma forma, um pequeno lucrativo negócio deve se espelhar no que está acontecendo nas metrópoles para aplicar isso ao seu campo de atuação.
Essa iniciativa pode ser utilizada em menor escala pelos empreendedores de cidades menores. Aplicando uma ideia de sucesso nas grandes cidades e adaptando ela ao seu mercado, é possível conquistar um público enorme.
Um exemplo disso é o Uber. A empresa veio dos Estados Unidos e começou a fazer sucesso nas grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Mesmo que em meio à muitas polêmicas, a empresa conquistou um público cativo no Brasil. Com isso, muitos motoristas começaram a atuar em cidades menores do interior e hoje o serviço está espalhado por todo o país.
Pequeno negócio lucrativo é igual a investimento
É sempre bom enfatizar que para ter um pequeno lucrativo negócio é preciso muito planejamento. Em cidades pequenas esse trabalho deve ser ainda mais minucioso.
Embora as cidades pequenas tenham menor concorrência, baixo custo de aluguel e inúmeras oportunidades inexploradas, as chances de você ter escolhido mal o seu nicho são maiores também.
Talvez você tenha pensado em abrir uma pequena empresa de serviços de limpeza e terceirizações desse gênero numa cidade onde isso seja novidade. No entanto, talvez o motivo para não haver concorrência seria a falta de demanda. Ou seja, não há muitos prédios e endereços comerciais para contratarem seu serviço.
Esse é só um exemplo de como a falta de planejamento e conhecimento do mercado podem ser fatais para a sua empresa. Em cidades pequenas, você não pode pecar no planejamento.
Conhecer o seu público-alvo, o lugar onde vai investir e o histórico desse tipo de negócio na cidade é essencial para ter um pequeno lucrativo negócio no interior.
Com um bom planejamento prévio e muito esforço, sua empresa no interior com certeza será um sucesso.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.