Tempo de leitura: 4 minutos
Muitos empresários podem me olhar torno ou reprovar o que vou dizer agora, mas é a pura verdade: investir em tempos de crise é um bom negócio.
“Mas como assim, Sasso? Na crise devemos cortar as despesas e gastar só com o essencial, certo?”. Não, errado! A crise deve ser vista como um campo de oportunidades para os empreendedores e pode ser um bom negócio. Mas para isso ela deve ser enfrentada como ela é, e não temida ou supervalorizada.
Digo isso porque vejo muitos dos empresários que me procuram tratarem a crise como algo muito pior do que ela realmente é.
Para ter um bom negócio é preciso investir faça chuva ou faça sol
Gosto de comparar crise a chuvas fortes. Às vezes, as pessoas percebem as nuvens se aproximando e já começam a reclamar. Quando a tempestade começa, elas reclamam de que estão molhadas, que não conseguirão cumprir seus planos, não chegarão a tempo no trabalho, que era um mal momento para a chuva, etc.
Depois que ela passa, essas pessoas continuam reclamando dos efeitos da chuva, das poças na calçada, do sapato molhado, enfim, de tudo.
O que o bom empresário precisa aprender é a ver as coisas boas nas adversidades. Notar que a chuva também traz coisas boas para muitas pessoas, inclusive para nós mesmos. Ela que alimenta as represas, mantém o verde das nossas cidades, garante o sustento de pequenos agricultores. Ou seja, até das piores chuvas podemos tirar algo bom.
Com a crise é a mesma coisa. A crise é o celeiro ideal para criar um bom negócio, basta saber a hora e o lugar certo para investir que o momento não será desperdiçado.
Ou seja, antes de questionar se investir na crise realmente criaria bons negócios, você deve se perguntar quem você será nessa crise: o que reclama das condições do tempo ou o que usa isso ao seu favor?
O exemplo que as grandes empresas dão para manter um bom negócio
As grandes empresas são provas de que investir na crise pode trazer resultados e gerar um bom negócio. É comum que esse tipo de empresa abranja os seus campos de investimento durante momentos de crise. Assim elas se mantêm fortes no mercado e estarão mais poderosas quando a crise passar.
Aqui cabe relembrar que as crises, assim como as chuvas, são cíclicas. Elas sempre chegarão uma hora e irão embora um dia. Para se ter um bom negócio é preciso saber disso.
O empresário de sucesso não teme a crise, como se fosse o fim do mundo, ele se prepara para combatê-la. Assim como não relaxa em tempos de prosperidade porque sabe que logo uma nova crise pode eclodir e é preciso estar preparado para ela.
Se observarmos as marcas que mais investem em tempos de crise financeiras são aquelas que vendem mais quando a crise passa, pois somente os mais fortes sobrevivem às crises. E as marcas que sobrevivem ficam ainda mais fortes quando chega o tempo bom.
Empresas como Jeep, Audi, Hyundai, CVC, TAM, Tim, o Grupo de Hotéis Ibis e muitos outros resolveram aumentar sua atuação no mercado durante a crise e já estão colhendo os frutos desse movimento arriscado, mas que serão essenciais para o crescimento dessas empresas no Brasil a médio prazo.
Onde investir para ter um negócio bom na crise
Assim como tudo que digo aqui no blog, não há segredos para se investir com sucesso e ter um bom negócio na crise. Nesse caso, perceber o tempo certo de agir e ver o mercado pode não ser o suficiente.
A palavra de ordem para ter um bom negócio e investir na crise é só uma: planejamento. O negócio precisa estar muito bem estruturado e com planeamento impecável para evitar ao máximo desperdiçar recursos com essa jogada.
Mesmo com o cenário econômico favorável, nunca é bom quando investimos em algo que não nos traz retorno, imagina na crise? Os nossos caixas são bem mais reduzidos e qualquer erro pode ser fatal para a sua empresa.
Esses são apenas alguns exemplos que podem te ajudar a guiar os investimentos na crise. No entanto, é comum em tempos de recessão que haja um estímulo do Governo ao empreendedorismo, com redução de impostos, por exemplo. Se você observar essas oportunidades, fica ainda mais fácil abrir ou expandir um bom negócio na crise.
E lembre-se: investir na crise é um bom negócio, mas não deixe de investir quando a crise passar. Afinal, muitas outras tempestades ainda estão por vir.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.