Tempo de leitura: 4 minutos
Quem não gostaria de conquistar o melhor negócio em acordos, negociações e compras? Esse é provavelmente um sonho de todos os empresários e pessoas que lidam com o comércio em geral. Acredito que todo mundo já tenha finalizado de uma negociação com a sensação de que não teve o resultado esperado. Ou pior, que saiu perdendo dinheiro.
O que muita gente não sabe é que existem algumas técnicas para conseguir o melhor negócio. Essas dicas são importantes para ajudar a encontrar o balanço entre os dois negociadores, de modo a que a proposta final seja a melhor possível.
Iniciar a negociação é o caminho mais curto para o melhor negócio
Conquistar o melhor negócio é quase uma ciência para quem estuda comportamento humano. Digo isso porque existem uma série de técnicas que ajuda a se manter calmo e focado, sem cair nas armadilhas de negociadores mais experientes que você. Com um pouco de estudo e prática, é possível se conquistar resultados cada vez melhores.
A primeira dica é importantíssima e você com certeza já deve ter passado por ela quando foi negociar com alguém mais experiente que você. Ela é: sempre inicie a negociação. Você pode estar se perguntando “mas como iniciar a conversa irá me ajudar a fazer o melhor negócio?”. Ela ajudará porque quem começa uma negociação geralmente irá termina-la
Isso serve dos dois lados. Se você está vendendo ou tentando fechar um pacote de serviços com um cliente e ele perguntar qual é o valor mínimo que pode ser cobrado pelos serviços, você ficará a mercê dos valores que informar. Já se for do outro lado, o vendedor irá te perguntar quanto está disposto a gastar, e você não poderá trabalhar melhor com base no preço.
Tente evitar esses cenários ao máximo para conseguir o melhor negócio! Se quer vender e o cliente fizer uma investida, tente voltar a falar das vantagens do produto ou serviço antes de se sentar para negociar. Já se estiver querendo comprar, seja mais direto e inicie a conversa rapidamente.
Mas para a dica acima ser efetiva é preciso estar calmo. Digo isso porque já presenciei gritos, brigas de ego, pessoas bufando e nervosas na mesa de negociação. Isso não irá te ajudar a chegar ao melhor negócio, pelo contrário. Quem se mantém mais frio e calmo geralmente se sai melhor.
Mostrar os sentimentos em algumas negociações é importante para criar empatia no outro, mas se esses sentimentos forem raiva ou nervosismo, isso passará insegurança e deixará sua capacidade de negociação em xeque.
Quem está bem preparado consegue os melhores negócios
Nunca é demais falar que estar preparado. É fundamental para se conquistar o melhor negócio. Se você não estudou o cenário, pesquisou os preços e não sabe exatamente o que você quer (seja na venda ou na compra), será facilmente levado a fechar um negócio desfavorável.
Isso também pode ser refletido no local onde a negociação será feita. Negociar em casa é muito mais confortável e vantajoso do que negociar fora do seu terreno. Ou seja, para fechar o melhor negócio com mais facilidade, tente trazer a negociação para sua empresa ou escritório. Por outro lado, se quiser negociar com alguém que não pode comparecer, tente agendar um lugar neutro, como uma cafeteria ou restaurante calmo onde possam conversar e realmente chagar a um denominador comum.
Mas lembre-se que fazer pedidos razoáveis desde o começo garante o melhor resultado. Sabemos que é comum as pessoas pedirem mais do que pretendem receber, ou menos do que pretendem pagar, no primeiro lance. No entanto, se esse valor for muito fora da realidade, a outra parte vai notar seu desconhecimento e despreparo. Pedir um valor aceitável é uma prova de conhecimento e habilidade de negociação.
Outras dicas para fechar o melhor negócio
Embora as duas dicas anteriores sejam as principais, alguns outros truques podem ajudar a chegar no melhor negócio e trazer confiança para os negociadores que querem vender ou comprar. Reuni aqui alguns deles:
- Não aceite a primeira proposta
- Não mostre interesse demais
- Não mude o preço bruscamente
- Saiba a hora de ouvir e falar
- Guarde o melhor para o final
Essas dicas simples podem ser decisivas na preparação de uma boa estratégia de negociação e que garanta o melhor negócio para as duas partes.
Embora a negociação seja importante, vale destacar aqui que não vale tudo para se fechar o negócio. Principalmente quando se está do lado das empresas. É comum acreditarmos que devemos fechar o negócio a qualquer custo, mas isso não é verdade. Se você notar que irá sofrer prejuízo na transação, seja respeitoso mas recuse a oferta.
Mas para isso lembre-se: a negociação não é uma disputa ou briga. Embora cada um esteja defendendo o seu lado, não deve haver tensões entre os negociadores. Se notar que a conversa está virando uma queda de braços, tente reiniciar a negociação com mais profissionalismo.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.