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Hoje em dia, a internet está em todo lugar. Quem é mais velho lembra do começo desse meio de comunicação no Brasil lembra que tínhamos que nos conectar, sentar em frente ao computador, acessar provedores, etc.
Era quase um trabalho de hacker.
Os telejornais alertavam sobre o uso excessivo dessa forma de tecnologia, com perguntas como “quantas horas você passa na internet por dia?”.
Já parou para pensar quanto tempo você passa na internet hoje? Consegue imaginar sua vida sem Facebook? E sem WhatsApp?
Para nós, empresários e empreendedores, já imaginou como seria mais difícil entrar em contato com fornecedores sem e-mail?
Todas essas tecnologias estão ao alcance da palma da mão. É literalmente como ter uma biblioteca quase infinita nos nossos gadgets. E nós a usamos o tempo todo.
Ainda diante de todos esses fatos, muitos empresários se recusam a ter a sua empresa online. Não digo apenas para empresa digital (farei um texto só para quem quer crescer nesse mercado em breve), mas para ter atuação digital.
Uma empresa online é aquela que investe na internet como modo de entrar em contato e aproximar os laços com os clientes.
Por que transformar meu negócio em uma empresa online?
Se você está lendo esse artigo, já deve ter pensado “não vale a pena ter uma empresa online”, “meu negócio é muito pequeno” ou ainda “o meu setor de atuação não necessita de presença online”. Acredite: investir em internet será o melhor investimento que você fará.
O tipo de pensamento acima deve ser deixado de lado por empresários que querem ter sucesso a médio e longo prazo. Mesmo empresas que são focadas em trabalhos manuais, como indústrias e comércio de pequeno e médio porte têm vantagens na internet.
5 motivos pelos quais você deve estar na internet
Pensando em convencer os empresários que ainda não investiram em empresa online, resolvi lista 5 motivos pelos quais você deve estar na internet, independente do porte ou do seu tipo de negócio.
#1 Credibilidade
Estar na internet e ter sua empresa online é uma forma de mostrar que você é um destaque no mercado e que seu negócio merece credibilidade e respeito.
Uma atuação adequada na internet, por meio de redes sociais e site, garante que as pessoas estejam mais confiantes do serviço prestado por você e por seus colaboradores.
O interessante de atuar na internet é que sua empresa online fica cada vez maior e mais relevante, o que aumenta a sua credibilidade, num ciclo de melhoria progressiva de relevância.
#2 Facilidade em ser encontrado
Imagine que você é o dono de uma pequena fábrica de móveis e que seu maior competidor é uma empresa já consolidada no mercado há anos.
Fica quase impossível seu pequeno estabelecimento competir com a loja de móveis planejados que tem espaço de destaque no shopping. No entanto, se você estiver com empresa online e de atuação relevante na internet, essa competição fica muito mais fácil e justa para você.
Isso acontece porque quando as pessoas querem algo, elas procuram nas ferramentas de busca e nas redes sociais.
Com uma empresa online fica mais fácil atingir o público-alvo do seu produto ou serviço, sem ter que gastar uma quantia exorbitante de dinheiro para anunciar em meios tradicionais de comunicação.
#3 Divulgação
A divulgação do serviço que a internet proporciona é um dos pontos que mais agrada os empresários. A empresa online pode mostrar o que ela faz para todo o mundo, sem se restringir a um lugar físico.
Os pequenos e médios negócios ligados à moda, por exemplo, são muito beneficiadas por isso.
Várias empresas online desses setores atuam apenas no Instagram ou Facebook. Essas redes acabam funcionando como um catálogo dos produtos exposto para o mundo todo.
Essa atuação pode ficar ainda mais efetiva com a criação de uma empresa digital para lidar com os clientes de longe, mas isso é assunto para um próximo texto.
#4 Custo benefício
O custo benefício de atuar com empresa online é muito atrativo. Com pouco investimento é possível atingir resultados expressivos que jamais seriam possíveis com anúncio em mídia impressa, rádio ou TV.
Com pouco dinheiro gasto e sem muitos trâmites, você consegue manter uma porta aberta para contato com o mundo todo.
#5 Contato com o cliente
Empresa online é sinônimo de contato e de empatia ao cliente. Com a atuação e interação em redes sociais e site, você fideliza e melhora a confiança e o engajamento dos seus clientes.
As pessoas estão cada vez mais envolvidas em redes sociais, principalmente o Facebook, e as usam para contato o tempo todo. Você, como empresário, não pode deixar de estar onde o seu público-alvo está.
Um exemplo hipotético: um amigo meu usa com frequência as redes sociais para entrar em contato e reservar itens de uma loja de roupas da região onde ele mora. Esse contato ficou tão frequente que os proprietários podem esticar um pouco do horário de fechamento para atendê-lo.
Com o tratamento especial e diferente das grandes lojas, eles ganharam um cliente fiel e que sempre traz novas pessoas para conhecerem o negócio.
Esse é só um exemplo de como a atuação de uma empresa online pode convergir para a empresa física. Lembre-se que o bom atendimento e as boas práticas de marketing podem e devem ser usadas por todos os tipos de negócio.
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