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Para se considerada uma empresa de sucesso, é preciso que o negócio esteja sempre crescendo. É por isso que muitos empresários temem tanto a estagnação na sua empresa.
Essa preocupação não é exclusividade dos empresários de primeira viagem. Muitos experientes temem, com razão, a estagnação de sua empresa
E não é para menos. Estar parado, não só financeiramente, mas sem conseguir estreitar os laços com os clientes, melhorar o atendimento e trazer novidades, é um perigo para qualquer empresa.
A estagnação é um sintoma que deve ser levado em consideração, já que pode indicar um grande risco de que os negócios comecem a despencar gradativamente. Isso ocorre porque o mercado está em constante mudança, e os clientes e público-alvo seguem o mesmo padrão. A empresa que fica parada no tempo corre o risco de ser engolida pela concorrência e perder os clientes a cada dia.
Portanto, a estagnação de uma empresa é sempre um período transitório na trajetória de qualquer tipo de negócio. Ele sempre é prenúncio de crescimento empresarial ou falência.
No entanto, não precisa se desesperar se seu negócio está passando por estagnação. Algumas medidas podem ser bem efetivas em tirar a sua empresa desse cenário e retomar o crescimento.
Como tirar a empresa da estagnação
Embora seja um problema grave para o negócio, não é impossível tirar um negócio da estagnação. Mas para isso o empresário precisa ser humilde e procurar os erros que está cometendo que permitiram que sua empresa ficasse estacionada no tempo.
Digo isso porque, em quase 100% dos casos, a estagnação é culpa de má gestão dos empresários e admitir esses erros é o primeiro passo para quem quer voltar a crescer.
Com 5 passos fica mais fácil sair da estagnação. Eles são:
Delegar funções – É muito comum que a estagnação surja em negócios onde o gestor fica muito preocupado com as questões urgentes do dia a dia estar sem dar a devida atenção ao crescimento a médio e longo prazo.
Já disse aqui no blog que o empresário deve delegar funções para que possa gerir o negócio apropriadamente. Se fica muito preocupado com os problemas menores e se preocupa em “apagar incêndios” todos os dias, o empreendedor pode nem se dar conta de que o negócio está entrando em estagnação.
Fazer avaliações e análises – A estagnação é uma doença para o negócio, e assim como qualquer outra, o diagnóstico rápido pode evitar que essa doença seja fatal. Por isso, analisar é primordial para saber se a empresa está entrando ou não parando de crescer. Essas avaliações internas e externas que vão apontar quais os motivos que estão te freando.
Se você atua no segmento de moda, a estagnação pode acontecer por falta de atualização das suas coleções, sazonalidade, concorrência nova, mudança de hábitos do público-alvo, etc.
Ataque os problemas que te deixam estagnado – Com uma análise bem feita é possível identificar o problema e planejar ações para voltar com o crescimento. A estagnação é um reflexo de gestão problemática e fatores do mercado, por isso precisa de ações que atuem em todos os âmbitos problemáticos.
Muitos negócios ficam estagnados porque não tem um público-alvo bem definido, por isso não acertam nas vendas. Outros sofrem mais com a crise e por isso estão enfrentando mais problemas. Cada um desses exemplos pode ser resolvido com ações de curto e longo prazo.
O importante é que o gestor saiba que esse momento de estagnação pode voltar, por isso não se deve acreditar que apenas promoções e queimas de estoques podem fazer o crescimento voltar.
Invista melhor em RH – Mais funcionários não significa melhor serviço. Treinamento e reuniões com a equipe podem garantir retorno ao crescimento da sua empresa. Em muitos casos não é preciso contratar, mas talvez seja necessário realocar os funcionários, criar setores novos ou fechar outros. Um bom gerenciamento de Recursos Humanos pode ser facilmente traduzido em maior produtividade.
Aproveite e estreite contato com os funcionários para descobrir quem são os mais experientes e que podem se tornar líderes ou Coaches internos no seu negócio. Por exemplo, o vendedor mais velho pode ensinar suas técnicas para os mais novos e assim aumentar as vendas.
Mude – Mudar. Essa é a palavra-chave para se combater a estagnação no negócio. Um negócio estagnado é indício de que ele precisa de mudanças urgentes.
Essas mudanças podem ser de várias formas, desde inovações, criação ou corte de setores ou expansão do público-alvo. O importante é que ela seja planejada a longo prazo.
Essa mudança também deve indicar que você aprendeu com os erros e está preparado para melhorar a gestão do seu negócio.
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