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No meu último texto aqui no blog, eu falei sobre como fazer o melhor negócio em negociações. Aquele artigo me fez pensar um pouco sobre o que as pessoas procuram quando vão fazer uma negociação. Cheguei à conclusão de que as pessoas querem negócios baratos. Mas esse é realmente o melhor caminho?
Se eu te perguntar “o que é um bom negócio pra você?”, é muito provável que você responda que “bom negócio é o mais barato”. Esse pensamento não está completamente errado, já que todo empreendedor sabe que cortar gastos é importante para a empresa. No entanto, essa resposta ignora algo muito importante: a relação custo benefício. Não são os negócios baratos que importam, mas sim os com maiores benefícios com os menores gastos.
Isso não quer dizer que o negócio barato é a pior opção para os donos de pequenas empresas. Negócios baratos não são sinônimos de bons negócios, mas também não significam maus negócios. Devemos analisar cada negócio como único. Cada caso é um caso.
Negócios baratos, quando bem analisados, podem ser bons. Mas o fato de serem baratos não é sinônimo de serem bons negócios.
Porque ficar atentos aos negócios baratos
Eu sei que muitos dos leitores acreditam nos negócios baratos como melhores opções, principalmente para as pequenas empresas, que tem um orçamento menor e mais apertado. Acredite, eu sei como é ficar tentado pelos menores valores, menores orçamentos. Eu também já estive desse lado e sei bem que sob pressão, estamos sujeitos a fechar acordos no calor da emoção, sem analisarmos a fundo.
Mas acontece que os negócios baratos nem sempre são o melhor para a sua empresa, principalmente porque eles podem representar mais gastos no futuro.
Vamos a um exemplo que ilustra bem o que eu quero dizer: imagine que você precisa comprar uma máquina industrial para repor uma que quebrou. O valor dela é R$ 8 mil. Negociando o valor e a forma de pagamento, você conseguiu pagar R$ 6 mil, mas sem o frete e garantia. O valor do transporte ficou em R$ 1 mil. Você ainda estaria na vantagem se a máquina não desse problema após 8 meses de uso. Sem a garantia, você teve que gastar mais R$ 3 mil para o conserto.
Viu só? O negócio que inicialmente te deu R$ 2 mil de desconto, a longo prazo te deu um prejuízo. Você pagou R$ 1 mil a mais que o valor inicial da máquina. Nesse caso fica claro que nem sempre os negócios baratos são os melhores. Se você tivesse negociado para manter o valor do produto, mas com benefícios e garantia, sairia ganhando.
“Então, Sasso, não devemos negociar o valor, mas sim os benefícios que o vendedor pode oferecer?” nem sempre. Como disse antes, cada caso é um caso. Antes de fechar o negócio é preciso pesquisar muito e conhecer os valores dos produtos que deseja adquirir. Além disso, eu não posso dar uma fórmula mágica para fechar o melhor negócio sem conhecer cada empresa individualmente.
Se voltássemos ao exemplo da compra da máquina acima, mas dessa vez o empresário negociou antes um serviço de manutenção terceirizado para todas as suas máquinas. Isso teria impedido que a máquina desse o problema ou seria muito mais barato para consertar. E essa é apenas uma das variáveis envolvidas no fechamento de negócios.
Fechar um acordo barato é como montar um negócio barato
Existem dois significados para “negócios” no mundo do corporativo: como fechamento de acordo e como uma empresa ou modelo de empreendedorismo focado no lucro. Dito isso, resolvi abrir esse pequeno intertítulo para ilustrar bem porque negócios baratos não são sinônimos de bons negócios.
Alguns empreendedores ficam com receio de abrir o seu negócio porque não tem muito dinheiro e acreditam que abrir uma empresa mais barata não será sinônimo de sucesso. Quando eles me procuram, eu sempre tento enfatizar que o valor a ser empregado não é o mais importante. O importante é conhecer o público-alvo, o local, a concorrência, etc.
Com fechamento de acordos é a mesma coisa. Não é o dinheiro que determina se um negócio é bom ou não, mas sim o estudo que você faz previamente no mercado para saber se os negócios baratos terão o melhor custo benefício.
Ideias de bons negócios vêm de estudos
Nenhuma ideia de negociação surge do nada. É preciso pesquisar e muito para saber qual será o melhor custo benefício do acordo que você está a ponto de fechar.
Não há formula mágica para isso. Cada empreendedor deve agir conforme o mercado e as vantagens que tem na sua empresa. É como no exemplo acima, se o empresário já tem um serviço de manutenção, por que pagar mais pela garantia?
Além disso, há outro fator que fica evidente na compra de maquinas e materiais que não funciona da mesma forma com os serviços: a defasagem do produto.
Talvez os negócios baratos que os vendedores estão tentando te passar sejam de produtos mais antigos ou que não desempenham funções que serão necessárias para manter a competitividade da sua empresa no futuro. Para evitar isso só a pesquisa prévia e conhecimento dos produtos que deseja comprar.
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