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O bom vendedor deve estar pronto para apresentar seu produto sempre e em qualquer situação. Mas como fazer para se soar convincente em uma conversa rápida e corriqueira, como na fila do banco ou no elevador? É para isso que serve o pitch, que também é chamado de palestra relâmpago.
Essa técnica foi criada para situações como as citadas acima, quando você tem que vender algo em 3 minutos, mais ou menos. Mas ela não funciona apenas com pequenas vendas. O pitch funciona para vender ideias, produtos e serviços grandes. Até mesmo para conquistar investidores.
O que é pitch de vendas?
Muitas vezes, os empreendedores têm uma ótima ideia, para abrir um negócio inovador e rentável, mas não tem o dinheiro para tirá-las do papel. Por isso, se faz necessário procurar investidores. E esses investidores podem estar em qualquer lugar, inclusive no elevador, na fila do banco, ou outras situações corriqueiras, onde não há chance de perder muito tempo explicando a sua ideia.
Como fazer uma apresentação convincente e sincera em pouco tempo? Foi desse questionamento que surgiu o pitch. Uma técnica desenvolvida especialmente para situações como essas.
Porém, não é apenas para buscar investidores. Se você tem uma empresa que vende maquinário pesado para indústria, por exemplo, e não consegue um horário com um importante empresário pra oferecer seus produtos, pode buscar uma rápida conversa no elevador e fazer um pitch.
Mas, antes você precisa saber como ele deve ser feito. O pitch pode ser dividido em 4 passos:
- Vá direto ao ponto
- Explique porque sua ideia é importante
- Fale dos impactos que irá causar
- Passe credibilidade
É preciso ir ao ponto logo na primeira frase, já que o pitch foi criado para ser objetivo e rápido. Não há tempo de enrolação ou bajulação em uma conversa de elevador. Muitas pessoas têm dificuldade nesse quesito por achar que vão parecer ameaçadoras ou aproveitadoras se não tentarem “quebrar o gelo”. Mas há uma diferença entre ser objetivo e ser ríspido. O pitch deve ser educado, mas incisivo e persuasivo.
Por exemplo: “Nossa empresa possui um sistema de atendimento que irá acabar com a queda de lucros no seu comércio”. Aqui você já apresentou o seu produto e o problema que existe no mercado e sua empresa pretende resolver.
Depois de explicar o que você quer vender (seja um produto, uma ideia ou sua empresa), explique porque ela é importante. Nessa parte do pitch você precisa deixar claro que há um problema no mercado que você pode resolver com seu produto ou serviço.
Por exemplo, “Nosso sistema pode aumentar o número de atendimentos, reduzir custos e aumentar os lucros”. Aqui você detalha as qualidades do seu serviço e como ele irá trabalhar para alcançar a meta proposta.
Depois é preciso falar dos impactos que seu produto ou serviço fará. Explique qual será a diferença que o cliente ou investidor perceberá após confiar no seu discurso. Fale em seu pitch qual será o objetivo do seu produto ou serviço. O que você pretende? Aumentar lucros? Reduzir gastos? Aumentar a eficiência? Suprir uma necessidade? Tire essas dúvidas do cliente antes e deixe claro como irá atuar.
Seguindo os exemplos anteriores, essa parte do pitch ficaria assim: “Isso resultará em aumento exponencial do lucro”.
Encerre o pitch com uma frase que irá passar credibilidade ao cliente ou investidor. Explique que o seu produto ou serviço já foi vendido ou utilizado em outros negócios e que foi aprovado pelo mercado.
Um bom encerramento para o pitch seria: “Nosso serviço já foi implantado nas maiores cadeias varejistas da região e vem mostrando resultados muito satisfatórios duplicando o lucro em alguns casos”.
Respeite essa ordem, pois ela será decisiva na hora do cliente ou investidor tomar a sua decisão.
O pitch, em geral, tem até 3 minutos de duração, mas se você julgar necessário pode conversar por até 5 minutos com a pessoa que deseja atingir. Só tome cuidado para que o seu pitch não se transforme em uma palestra.
Ao final, deixe seu contato e marque uma reunião de vendas com o cliente. Ai sim você dará todas as informações do produto, serviço ou negócio que deseja abrir de forma detalhada e mostrando os resultados obtidos anteriormente.
Como fazer o pitch de vendas irresistível
Ter um bom pitch de vendas abre muitas portas para os seus negócios. No entanto, ter esse discurso perfeito, muitas vezes, não é o suficiente.
O objetivo primordial do pitch é convencer pessoas em conversas cotidianas, como um encontro casual no elevador. Para isso, estar preparado e ter um pitch criativo e persuasivo é importante. Se você errar nesse momento, nunca mais terá uma oportunidade assim.
Por isso, pensei em deixar aqui algumas dicas extra que irão te ajudar na criação do seu pitch:
- Treine em casa – não tenha medo de treinar sozinho em casa, falar com amigos e pedir opiniões sobre seu pitch.
- Esteja preparado – não tente enrolar o cliente ou investidor. Tenha os dados e informações do seu negócio e do mercado na cabeça. Esteja sempre pronto para responder as dúvidas do cliente.
- Corra atrás do sim – convença o investidor e não desista facilmente. Pode não haver outra oportunidade assim para o seu negócio.
- Aprenda com os erros – avalie as recusas do seu pitch de forma crítica. Pergunte-se “o que falhou: minha explicação ou meu negócio?” e tente usar isso para aprimorar as próximas abordagens.
- Faça do seu jeito – Não se esforce para tentar se encaixar em algum formato de apresentação pronta. Tenha liberdade e faça o pitch de um jeito que esteja confortável e passe confiança.
Com essas dicas, seu pitch de vendas será infalível.
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