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Todo empreendedor sabe que, para se ter um negócio de sucesso, é preciso muito mais que um currículo farto e experiência profissional. Fatores psicológicos, emocionais e sociais são cada vez mais importante para a formação do líder e gerenciamento de negócios e pessoas. Por isso, a resiliência no trabalho se tornou um atributo indispensável para os empresários de sucesso.
Essa característica é cada vez mais necessária no mercado atual, onde as coisas estão mudando rapidamente e o gestor deve ter a sensibilidade de notar as variações e assimilar perdas. Ainda assim, poucos se fala no ambiente de trabalho sobre a resiliência necessária para o trabalho em grupo
O que é resiliência no trabalho?
A palavra resiliência vem do latim resiliens e significa “voltar ao estado normal”. Ela foi usada pela primeira vez na Física, pelo inglês Thomaz Young, para designar materiais que podem acumular energia quando estão sob um esforço, mas depois voltam ao seu estado natural.
Um exemplo comum é a bola de tênis. Ela é resistente o suficiente para quicar no chão e voltar para as suas mãos, mas maleável para não se quebrar no primeiro impacto.
Esse conceito pode ser emprestado da Física para denominar nossas relações no dia a dia dos negócios. O empresário deve ser maleável e suportar o impacto de crises e dificuldades, e resistente para voltar aos trilhos após o primeiro baque.
Isso é resiliência no trabalho: a capacidade de se levantar em momentos difíceis e saber como impedir que isso afete a sua auto estima ou o seu negócio médio e longo prazo.
Não é à toa que os profissionais de RH das maiores empresas estão tão interessados por essa habilidade na hora de contratar. A resiliência no trabalho está se tornando uma das características que mais indicam um futuro sucesso do profissional, seja ele empreendedor, profissional liberal ou não.
Agora que você já sabe o que é resiliência no trabalho, já deve ter percebido que os melhores líderes e gestores têm essa característica. Ela se manifesta como uma fé inabalável de que as coisas sempre podem ter conserto e de que nada é irremediável.
Uma das habilidades mais marcantes dos profissionais com resiliência no trabalho é a capacidade de superar as crises e aprender com elas. É crescer nas adversidades e trazer melhorias, inovações e promover as transformações necessárias para que o negócio volte ao crescimento.
Geralmente, as pessoas não têm apenas resiliência no trabalho, mas em vários aspectos da vida. Essa característica fazer parte da educação e do desenvolvimento do ser humano desde a infância. Mas, ao contrário do que o senso comum pode indicar, é possível desenvolver a ser desenvolvida em qualquer estágio da vida.
Como desenvolver resiliência no trabalho?
Não é difícil desenvolver a resiliência no trabalho. Para isso, é preciso também conhecer algum dos pilares para a resiliência. São eles:
- Autoconfiança
- Capacidade de pedir ajuda
- Empatia
- Flexibilidade
- Persistência
- Solução de problemas
- Produtividade
- Autocontrole
- Otimismo
Esses indicativos são fundamentais para desenvolver a resiliência no trabalho. Alguns deles são autoexplicativos. Por exemplo, para se transpor a problemas no ambiente de trabalho, o gestor precisa ter a autoconfiança necessária para transpor os problemas urgentes e o autocontrole é o que faz com que ele não perca a calma na hora do aperto.
Mas saber disso pode não ser suficiente para quem quer desenvolver ou fortalecer sua resiliência no trabalho. Por isso, algumas dicas podem ajudar:
Valorize o contato com as pessoas
Como disse no começo desse artigo, o profissional é formado pelo seu lado espiritual, social, psicológico e emocional. Por isso, os laços com as pessoas, mesmo que fora do ambiente de trabalho são importantes para o bem-estar e produtividade de pessoas com poder de decisão. Esse tipo de contato fortalece a empatia e a autoconfiança.
Tenha um plano B
O medo de algo dar errado prejudica empresários em todos os lugares. Esse é um dos medos mais comuns e que mais prejudicam a autoconfiança. Ter um plano B à mão ajuda a não temer possíveis imprevistos, como perda de um cliente importante ou um funcionário de destaque. Ter uma alternativa pode trazer de volta a sensação de estar no controle em momentos críticos do negócio.
Não tenha vergonha de pedir ajuda
Pedir ajuda é sempre importante para manter a autoestima saudável. Saber que as pessoas irão te ajudar passa confiança e ajuda na tomada de decisões importantes. Além disso, há muitas vantagens ao negócio quando o empresário sabe delegar funções. No entanto, não se esqueça de retribuir os favores como puder, também.
Não seja muito sério
Divertir-se um pouco é sempre bom, mesmo no ambiente profissional. O empresário com resiliência no trabalho costuma não se levar tão a sério e deixar o clima sempre leve por onde passa. Se você é do tipo de chefe estressado, tente encontrar algo para descontar a tensão, como um hobbie ou esportes.
Seja grato e otimista
Ver o lado bom das coisas é fundamental para desenvolver a resiliência no trabalho. Seja grato pelas coisas que conseguiu e faça avaliações positivas do seu trabalho.
Seguindo essas dicas fica bem mais fácil manter a equipe e a sua empresa nos trilhos, além de fortalecer seus laços emocionais, sociais, familiares e profissionais.
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