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Você pode demorar anos até construir uma imagem e agregar um valor à sua empresa. Se seu negócio está no mercado há muitos anos, já deve ter passado por muitas dificuldades, ter gasto muito tempo e dinheiro, ter passado noites em claro e acabou construído uma relação emocional com ela.
No entanto, mesmo com tanto trabalho, a maioria das empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos de funcionamento. Muitas outras fecham as portas depois desse período e isso pode ser até pior.
Empresários que trabalharam por 10, 15, 20 anos para fazerem suas empresas crescerem e alcançarem posição de destaque no mercado. Seja devido à sucessão mal planejada em empresa familiares, falta de planejamento, perda de clientes ou sócios, ou apenas porque o dono quer “se aposentar” do cargo, vários negócios são fechados.
Fechar uma empresa com tanto tempo de mercado é igual a jogar todos esses anos de gestão e construção de imagem no lixo!
Se você está passando por algum desses fatores de risco e quer fechar a sua empresa, ou já quer planejar o futuro do seu negócio, há uma opção muito mais vantajosa: colocar a placa de vende-se na sua empresa.
Mas só o anúncio de “vende-se empresa” não traz compradores. Para se conseguir fechar esse tipo de negócio, é preciso construir um negócio vendável.
O que é uma empresa vendável?
Ser vendável significa ter os atributos necessários para que seu anúncio de vende-se seja atendido o mais rápido possível e represente vantagens tanto para você, quanto para o seu comprador. Para isso é preciso construir uma imagem de valor ao seu negócio.
Se você segue todas as dicas que dou aqui no blog, a imagem da sua empresa já deve ser melhor que quando começou o negócio. Para se ter um negócio vendável, entre outras coisas, é preciso:
- Ter uma imagem sólida
- Ter um diferencial no produto e no serviço
- Ser um líder
- Manter o planejamento da empresa e as contas sempre fechadas
Ou seja, para ser dono de uma empresa vendável, você precisa manter a gestão e a imagem da sua empresa sempre de acordo com o mercado e com seu público alvo. Para isso, delegar funções, não girar a empresa em torno de si e administrar as finanças, são fundamentais.
Criar uma empresa vendável não é só para quem quer colocar o anúncio de “vende-se empresa”. Isso traz várias vantagens, listo aqui alguma delas aqui:
- Ter mais prazer no negócio
Planejar a sua empresa olhando para o futuro e vendo as conquistas diárias é como ver uma criança crescer e se tornar adulta. Cada passo dado, cada campanha colocada em prática, cada sonho realizado, tem um peso enorme.
Pode parecer óbvio que o empreendedor esteja de olho no futuro, mas sabemos que a grande maioria dos donos de empresas passam o dia ocupados com coisas do cotidiano, como pagar boletos, resolver problemas com clientes, negociações bancárias, pagamentos, etc. Isso estaciona o crescimento da empresa e parada ela não é vendável.
- Ter mais liberdade
Saber que sua empresa continuará com valor se você tiver que se afastar do comando por algum tempo é extremamente tranquilizante e dá liberdade para os empresários. Quantos donos de empresa você conhece que passam anos sem tirar férias? Ou que ficam na empresa 12 a 16 horas por dia? Nenhum deles consegue administrar o negócio de forma a se tornar atrativo aos anúncios de vende-se.
Quanto mais independente for o negócio, mais fácil de ser vendido posteriormente.
- Ter a certeza de que o negócio dará frutos
Ter um negócio vendável leva tempo, mas esse tempo é investido em algo que você tem a certeza de ser um bom investimento. Quando se pensa no seu negócio como algo que vende-se sozinho, você está pensando em não ter retorno agora, mas lá no futuro.
Mesmo sem saber se desejará se aposentar, passar os negócios para os filhos, investir em outra coisa, etc., ter um negócio vendável é a melhor forma de saber que qualquer um desses destinos serão possíveis e estarão de acordo com os planos que for fazer.
Vende-se empresa! O que fazer se quiser vender o seu negócio?
Colocar a empresa a venda é sempre uma transação muito delicada. Esse tipo de negócio requer confiança e a falta de intimidade entre o comprador e o vendedor pode ser um obstáculo.
Para fugir disso, pesquise bem sobre o comprador e procure ajuda de algum profissional em gestão empresarial ou jurídica. Além disso, não abra os dados sigilosos da sua empresa para qualquer um interessado no seu trabalho.
Não ser emotivo e pensar de maneira analítica no fechamento do negócio, manter o sigilo aos funcionários, não prometer o que não poderá cumprir e não determinar o valor final da sua empresa antes de negociar são algumas das prerrogativas de uma venda ideal.
Quer colocar sua empresa a venda?
Quais são seus medos e dificuldades?
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