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Hoje em dia tudo muda muito rápido. Desde os celulares que usamos até o carro que dirigimos, todo tipo de tecnologia está em constante mudança e, em um prazo de seis meses, aquele gadget mais potente do momento pode estar obsoleto.
O mesmo acontece com a gestão de empresas. Assim como qualquer área do conhecimento, a forma como gerenciar pequenas empresas não é algo imutável e está sempre em constante evolução. Isso torna a tarefa de gerenciar uma empresa cada vez mais desafiadora.
Por isso, preparei para hoje 7 dicas de gestão de empresas para pequenos empresários. São elas:
1 – Conheça o mercado e seus clientes
Sobreviver nesse mercado onde tudo muda muito rápido não é fácil. As atitudes que funcionavam há três meses podem não funcionar mais. Por isso, a gestão de empresas do Século XXI necessita de aprofundamento e estudo constantes. O empresário que quer fazer sua pequena empresa crescer deve estar ciente de que aquele estudo de mercado que foi feito para iniciar o Plano de Negócios, ou os gostos do público-alvo que foi identificado podem estar ultrapassados.
Se você produz ou vende artigos de decoração, mantenha-se sempre atualizado às tendências do mercado. Saiba o que está na moda para não ficar ultrapassado e agregar valor ao seu produto ou serviço.
2 – Mantenha uma equipe motivada e treinada
Para que os seus sistemas de gerenciamento funcionem conforme o planejado, é preciso colaboração dos envolvidos em todos os processos. Por isso, a participação dos funcionários não deve ser deixada a segundo plano. Investir em treinamento é a única forma de garantir que a gestão de empresas saia conforme o planejado.
Outra forma de garantir uma boa gestão de uma empresa é manter os funcionários trabalhando sempre em alto nível. Para isso, é fundamental ter uma estratégia motivacional, com programa de carreira, incentivos, premiações, benefícios, etc.Além de manter o funcionário motivado, o empresário que usa uma gestão de empresas que valoriza o funcionário tem mais facilidade em descobrir líderes e delegar funções.
3 – Invista em tecnologia
A informação é essencial para a gestão de empresas hoje em dia. O empresário precisa estar com tudo à mão na hora de tomar decisões importantes e a tecnologia ajuda muito nesse processo. Há muitos softwares que ajudam na gestão de empresas, que atendem às particularidades de cada tipo de negócio. Nesse quesito, o gestor precisa de ajuda de profissionais de Tecnologia da Informação para saber qual será o sistema que melhor se adeque ao seu negócio.
Mas se você não está disposto a gastar muito dinheiro na implantação de um sistema complexo agora, pode começar usando planilhas digitais, ao invés dos relatórios em papel, e passar a armazenar conteúdo na nuvem. Essas alternativas são mais baratas e acessíveis.
4 – Analise os dados e resolva o problema certo
Como disse acima, as novas tecnologias ajudam cada vez mais na gestão de empresas. Mas elas não resolvem o problema sozinhas. O empresário deve ter a sensibilidade de perceber quais são as principais demandas do seu negócio. É muito comum vermos gestores gastando muito tempo e dinheiro para tentar solucionar o problema errado na hora errada.
Colher os dados necessários e fazer a leitura correta deles ajuda a focar os esforços e avaliar os resultados.
5 – Dedique mais tempo à gestão de empresas
É muito comum que gestores de pequeno e médio porte se desgastem demais com pequenos problemas e demandas do dia a dia. Esse tipo de atitude estar acabando com a gestão de empresas de vários tipos. O empresário deve se dedicar às rotinas mais ligadas aos processos gerenciais, sejam eles produtivos ou comerciais. Essas tarefas não são fáceis e demandam muito tempo e esforço do empreendedor, por isso não devem ser deixadas em segundo plano. O empresário deve delegar as tarefas a outros funcionários de confiança para que possa tomar as rédeas da empresa.
6 – Marketing é fundamental na gestão de uma empresa
É muito comum que pequenos empresários não invistam em marketing desde cedo. Mas esse é um erro comum que pode dificultar e muito o crescimento dos negócios. Atualmente, não é necessário um investimento muito grande em comunicação para se obter um resultado expressivo. Anúncio no Google ou no Facebook costumam ser baratos e apresentarem um excelente custo/ benefício.
7 – Invista em aperfeiçoamento pessoal
É muito importante que o empresário de hoje em dia esteja preocupado com o aperfeiçoamento pessoal. Com todas as mudanças que enfrentamos nos dias de hoje, se o profissional não estiver disposto a aprender e se dedicar, muito provavelmente não conseguirá se manter no mercado. Por isso é cada vez maior o número de empreendedores que procuram programas de aperfeiçoamento pessoal e empresarial, isso vai desde de treinamentos com as novas ferramentas até cursos para aprender a se tornar um líder melhor. Vai do empresário saber qual a sua maior necessidade e como enfrenta-la.
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