14 coisas sobre empresas multinacionais que todo pequeno empresário deve saber!

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando pensamos em empresas multinacionais, sucesso e renome no mercado são as primeiras coisas que veem à nossa cabeça.

Há empresários que acreditam que não é possível competir de igual para igual com empresas grandes e que figuram entre as maiores e mais ricas do mundo, como essas.

Mas há muitos procedimentos e burocracia nas empresas multinacionais que dificultam a atuação no mercado regional.

No artigo que preparei para hoje, você vai conhecer um pouco das falhas das empresas multinacionais que todo pequeno e médio empreendedor deve saber, mas antes, vamos definir o que caracteriza empresas multinacionais.

O que caracteriza empresas multinacionais?

Empresas multinacionais são aquelas que contam com matriz em um determinado país, mas atua no mercado de vários outros.

Elas optam por se instalar em outros países para melhorar a sua influência no mercado e obter o máximo de lucro possível.

Alguns exemplos de empresas multinacionais são: McDonald’s, Sony, Unilever, Petrobras, quase todas as marcas de automóveis como Volkswagen, GM, Toyota, entre outras.

Como competir com empresas multinacionais.

Como competir com empresas multinacionais?

Embora atuem em vários países, as empresas multinacionais também têm as suas falhas.

As principais delas devido ao seu próprio tamanho, que aumenta a burocracia e dificulta a atuação rápida em momentos de crise.

Essas deficiências tornam possível que seu restaurante, por exemplo, seja competitivo com as franquias da sua região.

Por isso, eu reuni 14 coisas sobre empresas multinacionais que todo pequeno e médio empresário deve saber!

#1 Multinacionais são mais devagar

As empresas multinacionais são muito maiores que as grandes empresas nacionais. Imagina se compararmos com empresas pequenas?

É quase inimaginável o número de diretores e cargos de chefia em empresas como essas.

Isso sem contar que qualquer mudança em uma multinacional pode gerar prejuízos absurdos.

Portanto, a deliberação de alterações é muito mais demorada, se comparada com a sua pequena empresa, que pode agir antes do problema se agravar.

#2 A burocracia é maior nas grandes empresas

Como disse acima, os cargos de chefia em empresa multinacionais são muitos. Então, toda deliberação é demorada e todo contato das regionais com a matriz é burocrático.

Não há maneiras rápidas de reportar uma situação da sede do Brasil à matriz na Alemanha de determinada empresa, por exemplo.

As empresas multinacionais têm dificuldades de implantar valores.

#3 Dificuldade em implantar valores

Implantar um valor à produtos ou serviços em empresas multinacionais não é uma tarefa fácil como nas empresas pequenas e médias.

Em geral, os clientes não esperam um valor do produto como nas pequenas empresas, onde o contato com o público é maior.

Lembrando sempre que preço é o que o cliente paga e valor é o que o cliente recebe.

#4 Menor qualidade no atendimento

Padronizar o atendimento e garantir qualidade no trato com os clientes é sempre uma dificuldade em empresas muito grandes.

Com os funcionários longe da chefia, fica difícil manter o controle de qualidade e aprimorar o atendimento. Em empresas pequenas, essa melhoria é constante.

#5 Gastos maiores

Os gastos em empresas multinacionais são milionários e difíceis de serem chegados.

Somado ao mal treinamento dos funcionários, esse dinheiro pode ser cada vez mais mal investido.

#6 Dificuldade de se adaptar rapidamente

Com a burocracia absurda das empresas multinacionais, fica difícil se adaptar rapidamente às crises e mudanças no mercado.

Nesse quesito, o empreendedor local pode abrir vantagem frente às multinacionais.

Empresas multinacionais não conseguem implantar diferenciais.

#7 Pouco diferencial no produto

Geralmente, o produto “padrão” nas cabeças das pessoas são os de multinacionais. Quando as pessoas pensam em fast food, o que vem à mente é McDonald’s.

Por isso a, inovação nesses casos é mais lenta. Já nas lanchonetes e hamburguerias menores, por exemplo, o empresário deve sempre buscar um diferencial para competir com as empresas maiores.

Isso resulta em produtos inovadores e diferenciados. Não é por menos que vemos o crescimento de restaurantes e lanchonetes que trazem muito valor ao seu produto.

#8 Menor relação custo / benefício

Muitos produtos de empresas multinacionais contam com custo benefício maior, se comparado com de empresas pequenas.

Seja no serviço ou no produto, o nome de uma empresa multinacional eleva os valores para um serviço que não é necessariamente dos melhores, como disse acima.

Empresas menores enfrentam isso com serviço de melhor qualidade por um preço mais justo.

#9 Pouca fidelização dos clientes

O trato com clientes, muitas vezes, é negligenciado em multinacionais.

Dificilmente há trabalhos realmente efetivos para tornar o cliente fiel como nas empresas pequenas.

#10 Menos promoções ou menor qualidade

As promoções podem ser pouco vantajosas em empresas multinacionais.

Nas pequenas, a possibilidade de descontos e benefícios é maior, já que há menos burocracia.

#11 Obstáculos da cultura organizacional

Multinacionais contam com cultura organizacional mais engessada.

É difícil se adaptar à realidade de outros países. Uma empresa indiana no Brasil, por exemplo, tem dificuldade de implantar sua cultura.

Empresas multinacionais também estimulam pouco seus colaboradores.

#12 Pouco estímulo dos colaboradores

Em muitas multinacionais, não há planos de carreira bem estruturados ou vantagens aos colaboradores de multinacionais.

Ter que competir com muitos funcionários a um cargo de chefia ou não ter incentivo de melhoria profissional desestimula os colaboradores.

As novas gerações estão mudando um pouco a forma como enxergamos o trabalho.

Antes, muitos buscavam uma parte pequena em um grande projeto. Agora, grandes profissionais preferem mais importância em trabalhos menores.

#13 Parte do capital é enviado para fora do país

Há leis que tentam combater um pouco disso, mas a verdade é que empresas multinacionais enviam boa parte dos lucros para as matrizes em outros países.

Isso diminui um pouco de sua capacidade de investimento, já que existe essa obrigação de mandar parte dos lucros à matriz.

#14 Estão mais sujeitas a escândalos

A reputação de empresas multinacionais está sempre mais em risco que as pequenas empresas.

Grandes escândalos são mais comuns do que os grandes empresários gostariam.

Gostou desse artigo?

Aproveite o conhecimento desse artigo para acirrar a sua disputa com empresas multinacionais.

Espero ter deixado claro que não é impossível competir com os gigantes do mercado mundial.

Ainda nessa semana, farei um novo artigo mostrando quais são as características que todo pequeno empreendedor tem que acirram essa disputa, então fique atento às minhas redes sociais pra não perder esse conhecimento.

Quer saber melhor como você pode deixar sua empresa mais competitiva? Agende uma mentoria gratuita!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar-me de

wpDiscuz