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Empreendedores de micro e pequenos negócios sempre estão à procura de formas de alavancar as suas vendas.
Muitos me procuram com dúvidas sobre como vender mais, achando que terão que fazer grandes mudanças em seus negócios e funcionários.
A resposta é não! Só com alguns pequenos passos, você pode alavancar as vendas da sua empresa a níveis inimagináveis.
Alavancar vendas é mais fácil do que parece
Para se alavancar as vendas não é preciso gastar muito. Vários fatores, internos e externos, podem estar influenciando na baixa de suas vendas.
No entanto não é preciso grandes investimentos para conquistar melhores resultados, mas sim identificar quais são esses fatores influenciadores e agir de maneira assertiva.
Sei que os micro e pequenos empreendedores são receosos à esse tipo de argumento, já que muitos “especialistas” costumam trazer sempre opções caras e fora da realidade do seu tipo de negócio. No meu caso, não é assim.
Como alavancar as vendas de dentro para fora
A alavancagem das suas vendas e do seu negócio devem ser feitas de dentro para fora, e ela começa com você!
Para melhorar as vendas, é primordial que o empreendedor mantenha a mente aberta às mudanças do mercado e às dicas de quem trabalha com você.
Mudanças pequenas nas disposições de araras em lojas, por exemplo, podem trazer um benefício enorme no número de vendas.
Por isso separei 10 dicas de como alavancar as vendas de sua empresa em poucos passos!
- Acredite no seu produto
Você deve acreditar no produto ou serviço que está vendendo, caso contrário, ninguém acreditará. O vendedor precisa realmente confiar que no que ele está vendendo, para passar isso de forma convincente aos clientes.
- Incentive os vendedores
Criar um programa que permita premiar os funcionários pelo bom desempenho pode ser uma saída eficaz para baixas vendas. Valorize os vendedores que estiverem acima da média, com brindes mensais, ou bônus, por exemplo.
- Pense no cliente
Para alavancar as vendas, é preciso conhecer bem o cliente. Você precisa conhecer o seu público-alvo, saber o que ele valoriza, de que ele gosta, o que os influencia, entre outras especificidades de cada um.
Algumas lojas de maquiagem e perfumaria de qualidade, por exemplo, contam com vendedores bem treinados, que fazem uma verdadeira análise da pele do cliente, contam o que tipo de base combina melhor com o tom de pelo, que batom combina mais com seus traços, etc. Essa atitude faz o cliente se sentir especial e certamente o fará voltar e indicar à amigos.
- Valorize o processo pós venda
Um bom processo pós venda é um diferencial entre os negócios de longevidade. Tenha um cadastro atualizado dos seus compradores e faça pesquisas de satisfação. Ligue ou mande emails perguntando o que acharam dos produtos que compraram e se comprariam de novo.
- Valorize a fidelidade
Existe uma frase que é muito usada entre os empresários: “é mais barato manter um cliente do que atrair um novo”. Essa é a mais pura verdade, principalmente em micro e pequenos negócios.
Quem já comprou de você, já conhece seu produto ou serviço. Se ele foi bem atendido, com certeza voltará mais vezes.
Uma maneira de estimular esse retorno e alavancar vendas é criar formas de valorizar a fidelização de clientes.
Não é preciso investir muito para estimular essa fidelização, já que há várias maneiras de fazer isso. As opções que costumo sugerir são concessão de desconto para clientes antigos, oferecer recompensas, brindes de aniversário, etc.
Um exemplo muito comum são cartõezinhos de fidelidade, comuns em restaurantes e lanchonetes. Só de saber que a pessoa pode ganhar uma refeição grátis ou uma sobremesa legal, faz os clientes se sentirem mais especiais.
- Cuidado com os preços
Que preços alto afastam os clientes todo mundo sabe. Por isso, reduzir os preços pode ajudar e muito a alavancar suas vendas. Mas não adianta manter os preços muito baixos por pouco tempo, só para atrair mais compradores.
Você tem que entender que o que o cliente mais valoriza é o custo/benefício do que ele compra. Conhecendo o seu público-alvo, o que ele gosta e o que valoriza, você pode fornecer o melhor produto, com a qualidade e o atendimento desejado, ao melhor preço do mercado, e isso não significa que ele seja o mais barato entre os seus concorrentes.
Afinal, ninguém quer ser apenas a opção mais barata…
- Exposição é tudo
Sua loja deve ser convidativa aos clientes. Capriche na vitrine e pense no design e nas cores, para que ela seja confortável. A decoração e a disposição das peças devem estar de acordo com o estilo e o valor que quer transmitir.
- Treine bem os vendedores
Os vendedores são os profissionais que mantém o contato mais direto com o seu público. Por isso, o treinamento é fundamental para que eles possam atender todas as expectativa dos clientes. Não adianta ter uma loja de qualidade e que transmita um valor que agrade os clientes, se os vendedores estão sobrecarregados, tendo que atender várias pessoas ao mesmo tempo. Ninguém sairá de lá feliz.
Foque no treinamento e estimule-os a conquistarem seu melhor na hora do atendimento.
- Atribua valor ao seu produto
Seu produto e seu negócio não pode ser apenas mais um no mercado. Ele precisa contar com um valor, que os diferencie dos demais. Trabalhar um conceito é também o principal ponto de partida para identificação do seu público-alvo.
Se você quer atender a jovens, tudo ao redor da sua loja tem que atender a esse público, desde a decoração até os vendedores.
- Faça uma análise do seu negócio
Vários fatores podem estar alterando o desempenho das suas vendas, desde fatores internos e externos. Por isso, sempre faça análises do seu negócio como um todo. É preciso entender todo o cenário, para se chegar à raiz do problema.
Se há um momento de crise financeira, por exemplo, a sua resposta deve ser diferente do que se fosse constatado mal treinamento dos vendedores.
Para se saber exatamente o que deve ser feito, procure se reunir com todos os envolvidos no processo, desde vendedores à gerentes, e mantenha-se aberto às sugestões.
Caso seja necessário, procure um profissional. Ele pode ser importante na hora de identificar os fatores que impedem a alavancagem de suas vendas.
Já empregou alguma dessas dicas no seu negócio?
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