Como Calcular o Valor da Sua Empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já recebeu alguma proposta para vender seu negócio? Se sim, aposto que a reação na hora foi refutar a ideia, mas não pela total falta de interesse e sim por não saber como calcular o valor de uma empresa. Isso porque você está feliz da vida com seu negócio e nunca pensou em fazer uma avaliação.

Mas, não é apenas para vender que você precisa saber o valor da empresa. Na hora de buscar novos acionistas, esses dados são importantes e farão muita diferença. E mesmo que você não queira nenhuma dessas duas coisas. A avaliação da empresa é importante para entender quais produtos e serviços são mais rentáveis, se o seu processo funciona, qual tipo de investimento é melhor e por aí vai.

Como Calcular o Valor da Empresa

O principal método para calcular o valor de empresas de pequeno e médio porte é relativamente simples. O cálculo é feito a partir do fluxo de caixa dos próximos cinco anos da empresa. Com esse número, subtraímos o percentual para conquistar hoje o que projetamos para daqui cinco anos. O resultado disso é o valor da empresa.

Esse cálculo é o mais comum em pequenas e médias empresas porque costumam ser negócios emergentes com poder de crescimento muito forte, sendo esse um dos seus principais pontos para conquistar valor.

O método tradicional de calcular o valor da empresa é a soma de todos os seus bens menos a soma das dívidas, mas esse cálculo não é muito aplicado às pequenas e médias empresas porque o que elas têm de mais importante é a projeção de futuro e não os bens atuais.

Em alguns casos, os patrimônios da empresa podem contribuir para diminuir o seu valor. Uma pequena empresa de tecnologia que tem um terreno, por exemplo, pode ter seu valor diminuído porque o dinheiro deste terreno poderia ser investimento para o negócio.

Fatores que Aumentam o Valor da Empresa

Assim como existem os pontos que desvalorizam, existem os que aumentam o valor da sua empresa. Novas tecnologias que melhorarão sua produção ou processo, crescimento do mercado e contratos de longo prazo são relevantes para adicionar valor. Você pode usar esses dados na projeção de crescimento e ter mais resultados.

Como Aumentar o Valor da Empresa

Nós podemos fazer diferentes ações com o valor da empresa em mãos, como vender, buscar investidores e melhorar nossos processos. Essa última parte é importante para quem deseja ou não vender o negócio, porque aumenta ainda mais o valor da empresa.

Quando melhoramos a organização, aprimoramos os processos de venda e usamos melhores estruturas organizacionais, estamos deixando-a mais competitiva e aumentando seu valor no mercado.

Além disso, você também pode aumentar seu valor contratando profissionais especializados e competentes. Trazer uma referência do setor nem sempre é possível, mas a qualidade dos seus profissionais pode ser decisiva para aumentar o valor da empresa.

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