Tempo de leitura: 5 minutos
Todos os empreendedores sabem que divulgar a empresa é um dos pontos mais importantes na gestão empresarial. No entanto, ouço com bastante frequência empresários dizendo “não consigo divulgar minha empresa de forma eficiente”, “não tenho capital para divulgar minha empresa agora”, e por aí vai.
O que alguns empreendedores, novos ou experientes, não sabem é que é possível divulgar de maneira assertiva, sem ter que gastar rios de dinheiro.
Por que devo divulgar minha empresa?
A divulgação é importante para permitir que as pessoas saibam da sua existência. Não adianta ser o melhor prestador de serviços se você não está presente em comunicação e divulgação.
O argumento “não tenho dinheiro para divulgar minha empresa” deve ser esquecido se você quer obter resultados efetivos a curto e médio. Algumas das formas de divulgação para empresas que apresentarei a seguir exigem pouco investimento financeiro e podem ser colocadas em prática por quase todos os ramos de negócios.
Depois de pouco tempo aplicando dicas simples, é possível perceber o crescimento no número de clientes que certamente você receberá.
Por isso, vamos arregaçar as mangas e colocar o plano de marketing em ação.
Como devo fazer o Plano de Marketing para divulgar minha empresa
O Plano de Marketing é a ferramenta que você dispões para elaborar as ações que serão tomadas na atuação da sua empresa no mercado. Ele possibilita que você gerencie melhor as metas e passos a serem tomados, te ajuda na adaptação às mudanças do mercado e ajude a alcançar resultados cada vez melhores.
Essa ferramenta de gestão deve ser composta de três passos:
- Planejamento
Defina seu negócio. É preciso fazer uma análise detalhada do mercado, estabelecer público-alvo, posicionamento, estratégias, objetivos e metas
- Implementação
Esse é o momento de pôr em prática o que foi estabelecido. Aplique os pontos do planejamento e defina funções específicas para seus funcionários
- Avaliação
Ao final, faça uma avaliação para saber se os resultados foram alcançados e identificar os erros e acertos do Plano de Marketing.
Como divulgar sua empresa com baixo custo e alto investimento
Esteja nas redes sociais
As redes sociais tem um papel fundamental na divulgação de empresas. Todas as empresas, grandes ou pequenas, devem estar nas redes sociais, principalmente o Facebook, que é a mais utilizada no Brasil.
Use a sua fanpage para trazer informações importantes para seus seguidores, passe dados relevantes e interaja, para aumentar a popularidade da sua marca ou serviço.
Investir em redes sociais é muito barato e o trabalho pode ser feito por um funcionário capacitado ou pode ser terceirizado a empresas especializadas nesse ramo.
Faça ações direcionadas
Conheça seu público-alvo e invista em ações direcionadas a eles. Se o seu foco está nos estudantes, faça panfletagem ou monte stands nas universidades ou arredores, por exemplo.
Esse tipo de divulgação permite ações mais diretas e funcionam mesmo com pouco investimento financeiro.
Faça parceiros
Outra boa opção é fazer parcerias com empresas diferentes ou com fornecedores que atuam com seu público-alvo. Se você quer falar com mulheres, pode fechar parcerias com salões de beleza, por exemplo.
Nos centros empresarias de grandes cidades, é comum restaurantes oferecerem descontos a colaboradores de empresas parceiras. Essa atitude te diferencia em meio a tantos outros estabelecimentos.
Crie relações com os clientes
Se sua empresa for pequena, fica fácil criar relacionamento com os clientes. Ter laços de amizade com seu público-alvo ajuda a se diferenciar no mercado. Procure garantir que seus clientes se sintam bem no seu estabelecimento e mostre que não quer apenas vender algo, mas quer que eles se sintam satisfeito.
Um exemplo disso é ligar para eles após a realização de um serviço e perguntar se gostaram do resultado.
Faça cadastro de seus clientes
Cadastros personalizados são ótimas formas de atingir o público-alvo com mais facilidade. Um serviço de cadastro com o email dos seus clientes é barato e ajuda na divulgação de campanhas.
Se puder, você também pode aproveitar para desejar feliz aniversários e oferecer vantagens exclusivas em datas comemorativas, por exemplo.
Tenha um assessor de imprensa
Reportagens de TV ou jornais são ótimas formas de divulgação da sua marca ou serviços. Ao contrário do que muitas pessoas acham, não é tão difícil emplacar uma novidade do seu negócio na mídia local.
Para estabelecer contato com os jornais da sua região, basta contratar um profissional de assessoria de imprensa. Ele trabalha exclusivamente para mediar o relacionamento entre sua empresa e os meios de comunicação, sugere pautas, envia comunicados internos e externos e ajuda na criação de campanhas.
Se não puder assumir um profissional desse por um longo período de tempo, vale a pena contatar uma agência de comunicação para assessoria de algum evento ou lançamento.
Trabalhe o network
Marketing de boca a boca ainda é importante. Trate bem seus clientes e converse com seu público alvo.
Outra ação interessante é participar de feiras, conferências e congressos, onde pode lidar com novos clientes ou estabelecer parcerias
Bônus: Seja diferente
Pense fora da caixa. Esforce-se em criar ações que fujam do padrão. Campanhas de marketing criativas são um diferencial em qualquer mídia.
Se houver possibilidade, contrate uma agência de publicidade para suas campanhas. Isso te dará um alcance muito abrangente entre vários tipos de públicos e em várias mídias.
Já aplicou alguma dessas dicas no seu negócio?
Qual estratégia de baixo investimento te trouxe um grande retorno?
Deixe um comentário abaixo com a sua experiência.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.