Tempo de leitura: 6 minutos
O Leicester City é um time de futebol pequeno da liga inglesa, mas que tomou conta dos holofotes após uma conquista inédita: vencer o campeonato inglês! E com duas rodadas de antecedência.
Para o leitor que não acompanha o futebol internacional, o título seria o equivalente ao Jabaquara, de São Paulo, vencer o Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, Santos, Fluminense, etc e conquistar a Taça de Campeão Brasileiro.
O feito (quase impossível) quebrou com a hegemonia dos clubes ingleses, já que há 38 anos uma equipe inédita não ganhava a Premiere League. As chances do pequeno, mas tradicional, clube inglês se tornar campeão eram menores que a socialite Kim Kardashian se tornar presidente dos Estados Unidos, segundo bolsas de apostas inglesas.
No entanto, mesmo com todas as estatísticas contra, o Leicester City levou o caneco após um quase rebaixamento no ano anterior. Mais do que sorte, a trajetória do time é uma lição para empreendedores que acham impossível crescer no mercado. Por isso separei XX dicas que o Leicester ensina para os empreendedores
O que os empreendedores podem aprender com o Leicester City
- Não desista da sua equipe somente para reformular
Na temporada 2014/2015, o Leicester City só conseguiu escapar do rebaixamento nas últimas rodadas. Se fosse no futebol brasileiro, esse resultado significaria a reformulação quase que completa do elenco. Mas isso não aconteceu com a equipe inglesa. Quase todos os jogadores foram mantidos, incluindo o argentino Riyad Mahrez, que foi eleito o melhor jogador do campeonato desse ano.
Esta atitude mostra que é necessário focar na melhoria de resultados e no desenvolvimento do negócio, identificando falhas na gestão.
- Liderança e aperfeiçoamento são essenciais
Entre as poucas alterações que ocorreram no Leicester após o quase rebaixamento estavam a contratação do técnico italiano Claudio Ranieri. Ele vinha de uma campanha ruim na seleção grega, além de deter a fama de “eterno vice”. Em busca do aperfeiçoamento, Ranieri se renovou e fez um estágio com o técnico alemão Jürgen Klopp, conhecido por suas conquistas pelo Borussia Dortmund.
O resultado foi a liderança da equipe campeã do futebol inglês. Isso mostra que por mais experiente que o técnico seja, é importante que ele se mantenha sempre atualizado, atento ao mercado e sem medo de admitir seus erros. Mudança do mindset e humildade são primordiais em qualquer negócio.
- Aprender a suprir necessidades
Em investimentos de médio e longo prazo, é preciso manter a equipe animada e melhorar questões pontuais que atrapalham o desenvolvimento do todo.
No Leicester, isso aconteceu com as contratações do atacante japonês Shinji Okazaki e do volante francês N’Golo Kanté, que se tornaram dois dos principais destaques da equipe.
Toda empresa precisa investir e se aprimorar no mercado, seja com contratações de profissionais qualificados ou obtenção de marcas ou recursos. Investir de forma pontual e assertiva é determinante no sucesso a longo prazo.
- Tenha metas palpáveis
O Leicester City planejou se manter na elite do futebol inglês. No entanto, o técnico recém contratado, Cláudio Ranieri, injetou ânimo na equipe, uma vez que ele receberia um bônus exponencial para cada posição acima da zona de rebaixamento que o time ficasse. Para alcançar o primeiro lugar do campeonato, Ranieri preparou o time para lidar com os principais oponentes e estabeleceu metas para alcançar a taça.
Muitas empresas não conseguem estabelecer metas e acabam se frustrando por não alcançar os objetivos. No entanto, se o empreendedor não fizer um estudo preciso do seu caso, pode estabelecer metas que são impossíveis ou muito difíceis de serem alcançadas. Por isso é importante mapear tudo que pode ser feito para alcançar as metas propostas. O foco deve ser nas ações e não em resolver fatores externos que não podem ser melhorados.
- Pense diferente
Às vezes estamos tão acostumados em agir conforme o senso comum que esquecemos de como pensar de forma diferente. No Leicester City a criatividade é perceptível. O time tem pouca posse de bola, se aproveita dos contra ataques, dos chutões e das rebatidas, na contramão das equipes de futebol moderno que priorizam a posse de bola e os toques. O atacante Jamie Vardy, artilheiro do campeonato com 22 gols, não treina finalização, por exemplo.
Essa lição mostra que não é porque uma estratégia da certo com alguém, que ela dará certo na sua empresa. Não há apenas um só jeito de se fazer as coisas, por isso a metodologia aplicada no seu negócio deve ser aquela que melhor se encaixe e funcione para você.
- Não tema a concorrência
A concorrência do Leicester City consiste de alguns dos maiores times de futebol do mundo. A equipe sagrou-se campeão com vitórias sobre o Manchester City, Liverpool e Chelsea, jogando de igual para igual e conquistando resultados históricos.
O Leicester conquistou isso após se aprimorar e aprender com a concorrência. Trazer ao mercado conceitos novos quase sempre é sinônimo de enfrentar grandes marcas, já estabelecidas. No entanto, Uber e Airbnb são exemplos de empresas que fizeram isso e atraíram um nicho enorme de pessoas. Se seus CEOs temessem a concorrência, os projetos nunca teriam saído do papel.
- Mantenha o foco!
O Leicester assumiu a liderança em janeiro e não saiu mais. Cada vez mais, a torcida e a imprensa se impressionavam com os resultados da equipe. No entanto, o foco foi mantido até o final, quando a equipe sagrou-se campeã.
A lição a ser levada dessa situação é que o empreendedor não se pode deixar levar pelo momento e errar a mão. Tanto nos altos, quando nos baixos momentos do negócio, deve-se manter o foco nos objetivos e metas traçados. Desviar a atenção pode ser fatal.
Trabalhe em equipe como o Leicester
Como um time de futebol, a sua empresa também é uma equipe. É preciso que cada um dos jogadores estejam motivados e dispostos a fazer parte da vitória do negócio.
O Leicester City mostra isso de maneira primorosa. Mesmo com baixo orçamento, a equipe se manteve unida e motivada por toda a comissão técnica para manter o padrão de resultados. Depois que a equipe conquistou o primeiro lugar no campeonato, o foco continuou no final, sem deixar que os integrantes perdessem o rumo de suas funções.
A vitória mostrou que uma equipe bem motivada, com profissionais de qualidade e com o investimento preciso pode conseguir resultados que pareciam impossíveis.
Até jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Robinho foram sondados para o Leicester, mas preferiram fazer parte de times onde tivessem maior chances de títulos. Isso só dá uma ideia de como a conquista da equipe inglesa era inesperada.
Assim também pode ser o sucesso da sua empresa. Com trabalho em equipe e planejamento, fica mais fácil conquistar o seu lugar de destaque no mercado.
Conhece outros exemplos de superação?
Deixe um comentário abaixo.
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.
Você deve Autenticado como Para publicar um comentário.