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No começo dessa semana eu fiz um artigo mostrando como é possível competir com empresas multinacionais. Essa é a segunda parte de coisas que donos de empresa de pequeno porte devem saber para competir com as grandes.
Dessa vez vamos focar em você.
É comum acharmos que as empresas de pequeno porte são inferiores. Mas isso é um erro. Costumamos sempre achar que a grama no quintal do vizinho é mais verde, por isso não damos valor a uma série de vantagens e privilégios que temos.
Pensando nisso, resolvi falar a das vantagens em se ter uma empresa de pequeno porte e como usá-las para se posicionar no mercado.
7 coisas que todo empresário deve saber sobre uma empresa de pequeno porte.
#1 Facilidade de adaptação
Empresas de pequeno porte são geridas de maneira mais direta. Com o administrador por perto, fica fácil prever situações e perceber as variações do mercado.
Ao contrário das multinacionais, a empresa de pequeno porte pode agir rapidamente quando há mudança no mercado, já que os gerentes e proprietários estão sempre próximos do clientes, ouvindo sugestões e reclamações.
Geralmente, empresas muito grandes passam por um processo muito maior de avaliações até alguma medida ser aprovada.
#2 Melhor relação com clientes
Tratar diretamente com o cliente é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens das empresas de pequeno porte.
O contato direto dos donos com a clientela e a menor distância entre os vendedores, atendentes e os cargos de chefia, garante um feedback expressivo e que resulta em melhorias para o seu público-alvo.
#3 Equipes mais unidas
As equipes menores e mais unidas dão força ao negócio. Geralmente, quando o funcionário trabalha em uma multinacional, por exemplo, não sente que faz parte daquela empresa, devido ao número elevado de funcionários e distância com os cargos importantes.
Em uma empresa de pequeno porte, o funcionário tem a oportunidade de se sentir inserido e importante na tomada de decisões.
A oportunidade de se sentir fazendo parte de um projeto maior é muito motivadora.
#4 Facilidade pra treinar equipe
Com poucos funcionários contratados, fica mais fácil preparar um treinamento efetivo para cada tipo de negócio.
Como já disse, os colaboradores de empresas de pequeno porte se sentem parte do negócio e trabalham melhor juntos, portanto a melhora do treinamento é constante e não é unilateral, já que todos têm voz ativa.
Nesse tipo de negócio também é fácil manter um padrão de atendimento e de qualidade, já que não há distâncias entre o dono do negócio e os colaboradores.
#5 Menor burocracia
Com o número de cargos reduzido e proximidade entre setores, a empresa de pequeno porte sai na frente no quesito agilidade, se comparada a uma grande marca ou negócio.
A burocracia na administração é um mal necessário, mas quando se trata de empresas menores, não é necessário que o funcionário deva preencher tantos papeis ou passar por tantos lugares diferentes para se implantar uma mudança, fazer um pedido ou entrar em contato com outros colaboradores.
Além disso, algumas vantagens governamentais são disponibilizadas. Um exemplo é o Simples Nacional, um sistema que unifica uma séries de tributos federais, estaduais e municipais em um único tributo.
Sem contar nas vantagens para contratação e legislação trabalhista, como não necessitar informar férias coletivas ao Ministério do Trabalho e Emprego.
#6 Vantagens em licitações
Para evitar a concorrência desleal em licitações públicas, o Poder Público garante uma série de vantagens às empresas de pequeno porte.
Os negócios menores, por exemplo, não precisam estar em dia com as obrigações fiscais para participar do processo de licitação.
Essas situações podem regularizar a situação em até dois dias, caso seja a vencedora da disputa. A empresa pequena também pode empatar com a grande, mesmo que seu valor seja até 10% mais caro.
Essas medidas têm como objetivo favorecer à participação de empresas de pequeno porte nesse tipo de certame e estimular o empreendedorismo.
#7 Comunicação interna mais eficiente
Comunicação interna é a chave para que seu trabalho flua.
Sem ela, a sua empresa funciona como uma máquina mal lubrificada, ou seja, aquém do seu potencial.
Garantir que todos os setores estejam de acordo e que as medidas implantadas recentemente estejam implantadas em todos os setores, do atendimento à gerencia, assegura uma confiança mútua dos trabalhadores e maior qualidade e produtividade.
Como as empresas de pequeno porte podem usar isso ao seu favor
Todo proprietário de empresa de pequeno porte tem a vantagem de estar 100% por dentro do seu negócio. Ele conhece o potencial de cada pessoa que trabalha com ele, pode delegar funções com tranquilidade, e se adapta às mudanças do mercado como ninguém.
Cabe a ele usar esse conhecimento para competir de igual para igual com as empresas maiores, mudando rápido quando a situação pede, dando maior confiança aos colaboradores e usando o contato que tem com os clientes para fortalecer e estreitar os laços.
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