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Se engana quem pensa que ter negócios internacionais é uma exclusividade de grandes empresas multinacionais. Na verdade, investir nesse tipo de mercado é quase uma necessidade para os pequenos empreendedores, mesmo que para isso seja necessário investir em parceria e ter uma ampla rede de networking.
Ter negócios internacionais é a maneira em que muitos micro e pequenos negócios estão encontrando de enfrentar a crise, aumentar a competitividade e criar novas formas de ampliar o negócio.
O principal canal de criação de negócios internacionais é a exportação, mas há ainda outras formas de investir nesse negócio, como serviços e terceirizações.
Porém, antes de nos aprofundarmos nas oportunidades que os negócios internacionais abrem para os pequenos empreendedores, vamos para a definição do que são negócios internacionais.
O que são negócios internacionais?
Negócios internacionais nada mais são do que a troca de bens e produtos com clientes que estão fora dos limites territoriais do seu país.
Isso quer dizer que, em teoria, não há diferença entre a relação de negócios dentro ou fora do país, já que a finalidade é a mesma: troca de produtos e commodities. No entanto, os negócios internacionais têm muitas peculiaridades que merecem ser estudadas a fundo.
Esse tipo de negociação representa uma fatia importante do PIB de muitos países no mundo, incluindo o Brasil. Esse comércio é tão antigo quanto as grandes navegações. A própria rota da seda, datada de aproximadamente 200 a.C., é um exemplo disso. A série de caminhos foi importantíssimo para o desenvolvimento econômico e cultural de muitas civilizações antigas, como a Mesopotâmia, Egito, Pérsia, China, Índia e Roma. Ou seja, desde os tempos mais primórdios, os negócios internacionais são importantes para o desenvolvimento das nações.
E também desde a antiguidade, muitas vantagens ficaram claras nos negócios internacionais. Uma delas é que nesse modelo, as nações poderiam investir na produção daquilo que melhor se desenvolvem em seu país, como alguns grãos ou produtos, tecnologia, etc, e trocar por bens escassos. Algumas das teorias para os negócios internacionais são:
Modelo Ricardiano
Esse é um dos modelos mais clássicos e usados para a teoria do comércio internacional. Ele supõe exatamente aquilo que falamos acima: que os países se especializam alguns bens e produtos. Ele leva em conta o trabalho e o custo de oportunidade como justificativa para tal especialização.
Modelo de Heckscher-ohlin
Ele surgiu como uma alternativa ao modelo Ricardiano, já que é mais abrangente e complexo. Os criadores dessa teoria foram os primeiros a propor o IED (Investimento externo direto).
Fatores específicos
Também segue o modelo Ricardiano, com a produção de fatores de relevância e comércio entre duas nações. Entretanto, esse modelo leva em consideração fatores específicos e sociais de cada país como decisivo nas produções.
Modelo de gravitação
Esse modelo de negócios internacionais é o menos teórico e mais empírico que os anteriores. Ele é um dos mais respeitados e tem se mostrado eficiente na econometria, já que leva em consideração outros fatores, alheios à produção dos bens de cada país. Renda, relações diplomáticas internacionais e política interna fazem parte dessa análise.
Como aplicar negócios internacionais em pequenas empresas
Agora que sabemos o que são negócios internacionais, está na hora de aprendermos como aplica-los de fato ao seu micro ou pequeno negócio.
Esse tipo de negócio configura uma maior competitividade e garante a sobrevivência, o que o tornou atraente às pequenas empresas. Até mesmo porque atuar no mercado cada vez mais internacionalizado e globalizado é uma necessidade dos empreendedores mais espertos.
Entretanto, para se trabalhar com negócios internacionais em pequenas empresas é preciso prestar atenção aos seguintes itens:
Capacidade de gestão
Trabalhar com negócios internacionais exige muito esforço e integração entre vários setores. Por isso ter uma gestão eficiente é tão importante na hora de se planejar uma atuação no exterior
Adequar-se aos clientes de fora
Os gostos para design, matéria prima, sabores, padrão de qualidade, etc. podem variar muito dependendo do país para se quer fazer negócios.
Aumentar a produção
A importação de produtos é complexa e muitas vezes exige um grande volume de venda para ser lucrativo. Por esse motivo é comum pessoas ficarem desestimuladas
Conhecer o mercado
Não adianta querer investir fora se você não conhece o mercado em que quer atuar. Há alguns intermediários dos negócios internacionais, mas eles são escassos,
Documentação
Cada vez que você vai exportar um produto, para saber se não houveram mudanças na legislação.
Tomando cuidado com esses pontos fracos fica mais fácil saber por onde começar os seus negócios internacionais. Lembre-se que os negócios internacionais mais lucrativos são focados na exportação, no entanto a importação tem se tornado um modelo bem interessante para os pequenos, mas vamos falar sobre ela posteriormente.
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