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Ser dono de uma empresa como os exemplos de pequenos negócios lucrativos que citei neste artigo é o sonho de todo empreendedor, não é? Mas vejo diariamente que esse sonho parece cada vez mais difícil de ser alcançado pelos micro e pequenos empresários.
Claro que existem muitos motivos que são enraizados na cultura do nosso país que dificultam o crescimento de pequenos negócios lucrativos. São desde pouco apoio governamental, até infraestrutura defasada e excesso de burocracia para gerenciar um negócio. Mas vamos deixar para discutir esses temas em um outro texto, para o futuro.
Um pequeno negócio lucrativo ameaça o status quo
Agora vamos falar de outro problema endêmico que funciona como fator desmotivacional para os empresários: as vantagens dos pequenos negócios que são escondidas pelas grandes empresas.
Mesmo com essas dificuldades todas, muitos pequenos empreendedores conseguem um lugar de destaque entre os pequenos negócios lucrativos e são exemplos de políticas internas que poderiam servir de modelo para outras empresas. Então, por que não pensamos nesses exemplos como incentivo para nossos pequenos negócios, ao invés de nos pautarmos pelos altos índices de empresas que fecham as portas diariamente? Ou seja, por que vemos sempre o copo meio vazio, ao invés de meio cheio, quando se trata de gestão de negócios?
Isso tem um motivo. As notícias dos pequenos negócios lucrativos são escondidas para que esses exemplos não se tornem uma ameaça ao status quo. Pode parecer teoria da conspiração e você pode até e perguntar: “Por que uma empresa como a Coca-Cola iria impedir o crescimento do meu refrigerante que só vende no meu Estado?”, mas não se engane, as pequenas empresas representam a maior ameaça às grandes. Não é por menos que a Coca-Cola comprou o Guaraná Jesus no começo dos anos 2.000.
Os segredos dos pequenos negócios lucrativos
Na verdade, os pequenos negócios lucrativos são os piores inimigos das grandes empresas. Por isso, esses grandes conglomerados não querem que você saiba como crescer e tirar parte do mercado consumidor deles.
Por acreditar que todo pequeno negócio tem o direito de crescer e aumentar o seu mercado consumidor, eu vou contar os 3 segredos que escondem sobre as pequenas empresas de sucesso. Esses três segredos são:
#1 Pequenos negócios crescem com mais facilidade
Por se adaptarem ao mercado rapidamente, os pequenos negócios saem na frente no quesito crescimento.
Já falei isso aqui no texto sobre as empresas multinacionais. Os grandes negócios enfrentam muita burocratização e dificuldades institucionais para implantar mudanças internas e adaptar-se às novidades e novos gostos do público-alvo. As pequenas empresas são muito mais rápidas nesses quesitos.
Isso fica claro quando reparamos que são os pequenos negócios lucrativos que ditam as tendências copiadas posteriormente pelas grandes empresas, como as hamburguerias que investiram em lanches de qualidades e artesanais antes do Mc Donald’s criar sua linha “de luxo”, que não fez tanto sucesso.
Ou seja, as empresas menores têm um potencial quase infinito e servem como inspiração para os grandes, não o contrário. Por isso, o pequeno empresário deve investir em agradar ao público alvo e inovar, não tentar ser uma cópia dos grandes.
#2 Pequenos negócios lucrativos investem na relação de fidelidade com os clientes.
Os pequenos negócios lucrativos são aqueles que sabem como se aproveitar da grande vantagem que têm em relação aos grandes no quesito relacionamento com o cliente.
As grandes empresas costumam tratar o cliente como um número, na fração de milhões, onde um consumidor insatisfeito não faz diferença. No entanto, os pequenos negócios podem tratar cada cliente como único, e os bons empresários fazem isso para fortalecer os laços entre consumidor e empresa.
Assim, os pequenos investem em atendimento, treinamento e padrão de serviço mais do que os maiores empresários. Isso fica muito claro nos serviços de varejo e comércio. Conseguir um atendimento especializado em uma grande franquia é quase impossível, no entanto, os pequenos comércios sempre tratam os consumidores de maneira diferenciada, já que podem individualizar o atendimento e garantir um feedback por email, marketing por telefone, etc.
#3 Todo pequeno negócio lucrativo tem custos menores e lucros maiores do que grandes empresas
As pequenas empresas precisam investir menos para conseguir um resultado muito maior. Por isso, os pequenos negócios lucrativos são mais fáceis de serem construídos em relação às grandes marcas. Por exemplo, a Nike é uma marca muito cara porque investe milhões em publicidade. Enquanto isso, marcas menores com qualidade semelhante, conseguem vender produtos mais baratos e com margem de lucro maior.
Ou seja, é preciso menos investimento para conquistar uma margem de lucro maior. Além disso, o investimento de uma marca grande deve ser cada vez maior para se manter o mesmo lucro anual. Isso não acontece com os pequenos. Se uma empresa pequena aumentar o investimento, seja no produto, marketing ou crescimento físico do negócio, será para aumentar os lucros e as vendas. Assim, investir mais é sinônimo de vender mais.
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