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Relacionar-se com seu público-alvo é essencial para construir uma imagem solida de duradoura no mercado. E é nesse quesito que o plano de marketing pode ser considerado o alicerce da ponte entre você e o seu público.
Mas engana-se quem pensa que o plano de marketing só serve para guiar os seus investimentos em propaganda. Esse documento ajudará a alavancar a sua empresa e construir valor ao seu negócio.
Explicarei a frente como esse tipo de planejamento ajuda o empresário a se posicionar no mercado e conquistar lugar de destaque entre os clientes.
O que é Plano de Marketing?
Toda empresa que quer crescer precisa de uma equipe de marketing ativa e que esteja por dentro das necessidades do mercado e dos consumidores.
Portanto, o plano de marketing é uma peça chave no desenvolvimento do seu negócio e dos seus produtos. Esse planejamento atua no desenvolvimento de ações de marketing em busca de alcançar um objetivo determinado.
Por exemplo: “Como posso aumentar minhas vendas e fidelizar meus clientes com ações de marketing?”.
O plano de marketing consiste no conjunto de ações pensadas de acordo com o mercado, seu público-alvo, a concorrência, afim de manter sua empresa competitiva e aumentar sua fatia de atuação com o público.
Porque é importante fazer um Plano de Marketing o quanto antes
O plano de marketing não pode ser deixado de segundo lado pelos empresários. Muitas vezes as questões operacionais ou financeiras acabam dominando a cabeça dos gestores.
É comum que empresários deixem o marketing para um segundo momento, acreditando que essa questão pode esperar para ser resolvida.
No entanto, o plano de marketing é o que guia várias questões que viemos conversando sobre no meu blog, como:
- Conhecimento do mercado e público-alvo
Quando abrimos uma empresa, sabemos bem o que queremos fazer. Se você tem experiência com restaurante, por exemplo, já sabe que esse seria o melhor negócio para o seu perfil.
Mas onde abrir? Qual público atender? Onde há carência e onde há excesso de restaurantes como o meu?
Saber o que esperar depois de abrir ou expandir o negócio é fundamental para o sucesso da sua empresa, já que a maioria dos negócios são fechados por falta de planejamento e gestão.
Sempre que formos colocar em prática alguma ação ou mudança, devemos saber se ela está de acordo com os desejos do nosso público-alvo. Além disso, esse conhecimento ajuda a agregar valor ao nosso produto.
Outra vantagem é a análise detalhada do mercado em que se está atuando. Isso permite conhecer as deficiências e as brechas de atuação da sua empresa e saber exatamente qual sua posição no mercado.
- Definição de metas e objetivos
O Plano de Marketing é quase uma ciência exata. Se você conhece o público-alvo e o mercado muito bem, poderá propor metas e objetivos muito palpáveis e condizentes com o nicho que quer atingir.
Esse planejamento de metas alcançáveis ajuda a sua equipe a se manter estimulada, além de apresentar soluções criativas para as carências e necessidades do seu negócio.
- Conhecimento da concorrência
Se você conhece o mercado em que atua, com certeza também conhece a sua concorrência. Saber como eles se comportam no mercado e quais as deficiências de outras empresas ajuda no surgimento de ideias inovadoras.
- Pesquisas e métrica de resultados
Seria impossível conseguir todos esses dados com tamanha exatidão sem a realização de pesquisas de mercado. O plano de marketing , como disse acima, é quase uma ciência exata, por isso há tantas pesquisas, verificações, testes antes da aplicação de ações, etc.
Principalmente quando seu negócio pretende crescer, não se pode gastar muito com algo, sem saber se ele vai dar retorno ou não. Por isso, a coleta de dados é tão importante para o planejamento nesse quesito.
As informações coletadas são usadas para identificar onde você acertou, onde poderia melhorar e qual caminho tomar nas próximas ações.
Como desenvolver um Plano de Marketing para o seu negócio
O Plano de Marketing deve ser algo detalhado, estudado a fundo e planejado individualmente para cada negócio.
È preciso avaliar com cuidado todos os quesitos mencionados acima, o público-alvo, como atuar no mercado, que atitude tomar para atribuir valor ao seu produto, enfim…
Tem alguma dúvida sobre Planejamento de Marketing?
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