Como Superar a Crise Financeira e Gerenciar Melhor o Capital de Giro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Crise financeira é uma palavra que assusta qualquer empresário, mas a verdade é que todos já passaram por um momento desses em seus negócios ou ainda passarão. Por isso, o bom mesmo é estar preparado para estes momentos e saber como se portar na situação.

As dívidas sobem, o capital de giro estaciona e você entra em desespero. Nesses casos, a melhor coisa é avaliarmos os nossos erros e buscar entender qual foi o ponto que erramos para podermos corrigir o mais rápido possível.

Superar a crise financeira nos deixará ainda mais forte para os próximos problemas e, se feito da forma correta, é possível acabar com as dívidas e ainda gerenciar melhor o capital de giro.

A crise financeira é real ou o problema está em você?

A primeira dica é avaliar se a crise financeira realmente existe na sua empresa ou se o problema está em você. Se você acredita que não tem o perfil empreendedor, é um forte sinal que a crise começa dentro de si. Outro ponto importante para analisar é se o seu negócio é lucrativo.

Se você acreditar que não tem perfil empreendedor e avaliar que sua empresa não é lucrativa através das planilhas, a melhor dica é acabar com ela e pagar as dívidas rapidamente. Isso porque o problema não é uma crise financeira, mas o seu perfil ou o perfil do seu negócio. Essa sugestão pode parecer dolorosa, mas é muito melhor pagar as dívidas agora do que esperar aumentar e sofrer mais depois.

Agora, se você tem uma boa avaliação dos números da sua empresa anteriormente e percebe que tem o espírito empreendedor, então preste muita atenção nessas dicas para superar uma crise financeira!

Como vencer a crise financeira da minha empresa

Antes de buscar uma solução para vencer a crise e manter um fluxo de caixa, você deve descobrir qual a origem do problema. Para isso, é preciso fazer questionamentos como:

● O quanto meu negócio ganha é suficiente para se sustentar?

● Este dinheiro que entra tem um bom fluxo para pagar dívidas?

● Eu tenho estoque ou grande disponibilidade de tempo de serviço?

● Posso queimar esse estoque ou tempo de serviço para pagar a dívida?

● Os juros das minhas dívidas são os menores possíveis?

● Se não, é possível renegociar essa dívida para condições melhores?

Essas respostas te mostrarão se o seu negócio é viável ou não. Sabendo que ele é viável, você precisa trabalhar para ter cada vez mais fluxo de caixa, ou seja, movimentar o dinheiro.

Respondendo essas perguntas, será fácil encontrar onde a sua empresa está falhando e buscar a solução para sair da crise, mas aqui vai uma dica! O problema normalmente está na venda, mas uma das maiores dificuldades das empresas está em conhecer os custos e as despesas de forma a definir o preço de venda corretamente.

Desta forma você pode comparar se o seu preço de venda está compatível com o mercado ou se será necessário fazer ajustes nos custos e despesas, equilibrando assim o seu resultado e consequentemente o seu fluxo de caixa.

Se você se interessou por este tema e gostaria de melhorar os resultados da sua empresa, não perca mais Tempo e Dinheiro. Entre em Ação!!!

Clique aqui e agenda sua sessão de Mentoria Gratuita!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar-me de

wpDiscuz