Preciso Contratar! Será que você precisa de mais funcionários?

Tempo de leitura: 4 minutos

Já falei aqui no blog sobre contratar pessoas e a importância de escolher bem o candidato para o seu negócio. No entanto, se você leu aquele artigo e pensou “será que eu preciso contratar mesmo?”, o texto de hoje é para você.

Saber se é preciso contratar é um dilema entre os empreendedores. Já trabalhei como mentor empresarial para muitos tipos de negócio e pude perceber que há dois extremos muito bem definidos entre os gestores inseguros: os que acham que nunca precisam contratar e os que acreditam que precisam contratar mais para ajustar o negócio.

Quando falamos de negócios, nenhuma atitude extrema ajuda. Nem os contrários a contratação, nem os que querem contratar cada vez mais.

Por isso mesmo que eu decidi fazer o artigo de hoje para que o empresário pense: “será que eu preciso contratar agora?”. Vou levantar alguns pontos a seguir que vocês devem estudar e se questionar sobre a necessidade de admissões no seu negócio.

Preciso ou contratar ou não?

Afinal, preciso contratar ou não?

O empresário deve saber quando é preciso contratar mais colaboradores para o seu negócio. A dúvida é muito comum, por isso não se sinta culpado por não ter essa resposta tão facilmente.

Muitas vezes, não é preciso contratar mais gente. Talvez a falta de produtividade da sua empresa seja devido à falta de gestão, liderança ou treinamento. Por isso é preciso ir a fundo e analisar a causa dos seus problemas.

Primeiramente, tente rever o seu ambiente de trabalho e como estão distribuídas as tarefas. Você está delegando tarefas da forma adequada? Se sua empresa já está grande o suficiente para contar com líderes e gerentes, esses cargos devem ter mais atribuições e responsabilidades. No entanto, não os sobrecarregue com mais tarefas do que podem exercer. Isso irá enfraquecer a gestão da sua equipe e causar problemas no seu processo produtivo como um todo.

Outra dica valiosíssima é conhecer a forma como os colaboradores estão atuando. Talvez não seja preciso contratar. Às vezes só é necessário remanejar os funcionário e pensar melhor no modelo de trabalho que coloca em prática. Falta de distribuição das tarefas, funcionários insatisfeitos e equipe desunida e sem liderança são sintomas de que você precisa ouvir mais seus colaboradores e tentar fazer mudanças pontuais que podem ser simples para você, mas que trarão muito mais conforto e satisfação aos funcionários.

Ou seja, rever os processos internos é essencial para saber se é preciso contratar mesmo. Antes de colocar a placa de contrata-se, olhe para dentro da própria empresa e identifique o problema.

Sintomas de quando é preciso contratar

Sintomas de quando é preciso contratar

Se depois de avaliar os procedimentos internos do seu negócio você ainda continua na dúvida sobre se é preciso contratar mesmo ou não, saiba que seu negócio te da algumas dicas para ajudar na sua decisão.

Essas dicas, ou sintomas, são indícios que devem ser avaliados com muito cuidado. Se eles estiverem acontecendo com muita frequência, significa que a resposta para “preciso contratar mesmo?” é sim.

Esses sintomas são:

  • Não atende à demanda – Não consegue atender todos os pedidos? Na maioria das vezes esse problema não é causado por incompetência dos colaboradores, mas por sobrecarga do trabalho. É por isso que você deve aumentar o seu time.
  • Está recusando clientes – Todo empresário gosta de ter muitos clientes. Ter a agenda cheia ou o estabelecimento movimentado é o sonho de todo empreendedor. Mas, se você está recusando atendimento à muitos clientes ou não consegue atender a todos os pedidos, é sinal de que é preciso contratar mais colaboradores que possam dar conta do trabalho
  • Não cumpre os prazos – Está com tanto trabalho que não consegue cumprir os prazos que estipulou? Nesse caso é preciso contratar, não só para atender à demanda, mas para que seu negócio não seja mal visto pelos clientes e tenha a reputação arruinada.
  • Seus funcionários estão fazendo muita hora extra? – Contrate! Horas extras são exceção, não regra. Se o funcionário ficar um pouco além do horário para terminar algo urgente, ele pode usar as horas extras, mas se isso se tornar muito comum, é sinal de que é preciso contratar urgentemente. Caso contrário você pode contar com uma equipe desestimulada, terá a produtividade prejudicada e poderá até enfrentar problemas com a lei.

É a hora! Preciso contratar.

Hora de anunciar: precisa-se de funcionários

Se a falta de funcionários for realmente o problema do seu negócio, não pense duas vezes antes de colocar a placa de “precisa-se de funcionários”.

Mas para isso saiba exatamente para quais funções serão necessários esses novos colaboradores. Lembre-se que eles serão contratados para fazer parte de um time, por isso devem ter o mesmo perfil do restante da sua equipe e manter os valores que você deseja para o seu negócio.

E se for mesmo contratar, leia de novo as 5 dicas para contratar pessoas altamente efetivas. Essa ajuda será muito importante para que a contratação realmente represente melhora na sua equipe.

Quer mais dicas como essa? Clique aqui e agende uma mentoria gratuita.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar-me de

wpDiscuz