7 dicas de relacionamento com cliente!

Tempo de leitura: 5 minutos

Relacionamento com o clientes é uma das coisas mais importantes e procuradas pelos empresários. Mas os proprietários de pequenos negócios já tem uma vantagem muito maior em comparação com quem trabalha em empresas multinacionais.

Escrevi nessa semana um artigo explicando como o relacionamento com clientes é importante para os negócios.

Dicas de relacionamento com clientes

Após publicar o texto, percebi que empreendedores ainda têm dúvidas sobre como implantar essas práticas no seu negócio. Por isso, fiz uma relação de dicas de relacionamento com clientes:

#1 – Saia do confinamento

Infelizmente, é comum conhecermos gestores que ficam presos em seus escritórios e salas o dia todo. Isso é altamente prejudicial tanto para a união e desempenho da sua equipe, quanto para o relacionamento com os clientes.

Ficar fechado e não conhecer o ambiente da sua empresa não irão ajudar a estreitar os laços de relacionamento com o seu público-alvo.

Por isso, a principal dica de relacionamento com clientes é estar em contato com eles diretamente. Assim você pode ouvir e conhecer mais o seu público e pensar em formas de se aproximar dele com maior efetividade.

Se você, como líder, mostra interesse com os consumidores, seus funcionários também o farão.

Pense no relacionamento com clientePense no relacionamento com cliente

#2 – Pense no relacionamento em primeiro lugar

Como disse no artigo anterior, o contato com os clientes deve ser pensado de acordo com cada padrão de negócio. Não adianta querer implantar um e-mail marketing se seu público preferiria um pós venda de outra forma, por exemplo.

A grande dica de relacionamento com cliente é estar realmente interessado em atende-lo da melhor forma e em receber um feedback verdadeiro. Não fazer no automático. Os consumidores sabem quando estão sendo atendidos com interesse real e quando não estão.

Com essa dica de relacionamento em mente, tente não fazer uma abordagem pós-venda batida e seja criativo e interessado no processo.

#3 – Se coloque no lugar do cliente

É engraçado, para não dizer triste, como alguns empresários não se importam com o relacionamento com clientes, mas reclamam quando são mal atendidos.

Todo gestor que procura dica de relacionamento com clientes deve saber que também será, em algum momento, consumidor.

O gestor deve se colocar no lugar do seu público-alvo para saber se o atendimento, o pós-venda, os programas de fidelização etc., estão sendo bem executados estão atingindo os interesses dos seus clientes.

#4 – Confiança sempre

Você já deve ter ouvido mais de uma vez que confiança é a base para um relacionamento saudável, não é? A mesma dica de relacionamento se aplica quando se quer manter laços com os clientes.

Você precisa mostrar que a sua empresa realmente se importa com o consumidor e que eles são importantes para o seu negócio. Isso fica mais fácil quando lembramos que as empresas menores têm um contato mais próximo com o cliente.

Outra dica de relacionamento com clientes que se parece muito com casamento é: não prometa o que não pode cumprir. Só dica que fará algo pelo cliente (ou pelo seu companheiro ou companheira) se realmente estiver disposto a cumprir. Se não, corre o risco de perder a confiança e não ganhar mais.

Competência no relacionamento com cliente

#5 – Demonstre competência

Resolva os problemas a tempo e demonstre que está disposto a atender às solicitações do cliente o mais rápido possível.

Assim, você proporciona ao cliente a experiência de um atendimento de qualidade e diferenciado, além de ajudar na criação de laços que com certeza irão durar por muito tempo.

Digo isso porque, após ler o artigo anterior, ou as dicas de relacionamento com cliente acima, pode parecer que os programas de fidelização são apenas uma troca de emails quando está tudo bem. Mas o atendimento de qualidade de verdade se demonstra na hora de crises e problemas. Por isso, resolver qualquer problema a tempo é tão importante.

#6 – Cuidado para não ficar no automático

Como lidamos com muitos clientes por dia, é comum ficar “no automático”, ou seja, atender a todos da mesma forma, como se estivéssemos em uma cadeia de produção. Isso é um perigo para os empresários que esperam criar laços com os consumidores e manter um contato a longo prazo.

A dica de relacionamento com cliente aqui é atender cada um de acordo com suas particularidades e não fazer com que eles sintam que estão sendo atendidos.

Mostrar que está genuinamente interessado é um diferencial enorme no mercado. Por isso, os atendimentos devem ser feitos com gentileza e paciência.

E lembrem-se de checar sempre duas vezes antes de mandar comunicados por email aos clientes, porque não há situação mais chata que errar o nome de alguém ou mandar para o endereço errado.

#7 – Diga não

Negar é quase tão importante quanto dizer sim.

Depois de ler todas essas dicas de relacionamento com cliente, pode parecer que o empresário deve ser totalmente submisso a qualquer vontade dos consumidores, e isso não é verdade.

Quando alguém te perguntar sobre um produto que não tem ou um serviço que não oferece, não excite em dizer “não”. Pode parecer brincadeira, mas isso é muito importante e ajuda na manutenção de um relacionamento com cliente duradouro.

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