Você é o principal motivo para sua empresa não crescer!

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O pouco, ou talvez inexistente, crescimento de sua empresa tem um principal culpado. Não é o setor de vendas, operacional, nem é a crise econômica. O culpado é você!

Você é principal motivo para sua empresa não crescer!

Gestores muito centralizadores e que não gostam de delegar funções estão destruindo milhares de negócios todos os anos. Isso acontece porque eles acreditam que são os únicos responsáveis pelo sucesso da sua empresa e, assim, acabam não permitindo que os negócios sejam maiores que eles mesmos.

Já falei sobre chefes centralizadores aqui no blog, e uma característica de patrões que trabalham assim é que eles não conseguem delegar as tarefas. Gestores que não deixam seu negócio crescer acreditam que devem ser os responsáveis por todos os passos, do marketing às vendas, do contato com o cliente à faxina.

Para garantir o crescimento de uma empresa, é preciso que haja uma separação entre o proprietário e o negócio. Os dois devem crescer juntos, lado a lado, mas a maneira de gerenciar cada um deles é distinta.

É incrível como ainda existem empreendedores que não conseguem separar os rendimentos da empresa dos seus próprios. Tratam a conta da empresa como a sua pessoal e isso traz uma série de problemas de gestão do negócio e particulares. Se o empresário tem que escolher entre atrasar as contas da sua casa ou deixar de pagar funcionários, há uma falha grave nas duas gestões. Estabelecer um pró-labore fixo para ambas as contas bancárias e evitar assim um mal entendidos e problemas com o fisco, que pode entender a prática como sonegação de impostos.

Esse tipo de atitude é um exemplo de como o proprietário impede que a empresa cresça mais que ele mesmo. O egoísmo na gestão pode causar também insatisfação e insegurança dos funcionários. Quando não é investido o necessário em Recursos Humanos, os funcionários podem se desmotivarem ou te deixar na mão. Investir em treinamento, integração e funcionários capacitados é garantia de maior produtividade.

O foco não está em você

Embora você seja dono do seu próprio negócio, não é a você que ele deve servir. Quando se investe em produtos ou serviços, deve-se ter em mente que se tratará diretamente com os clientes. Busque sempre atendê-los da melhor forma possível, pois ele que traz o lucro e a renda da sua empresa, não o contrário. Empresários megalomaníacos costumam ser inflexíveis com o tratamento aos clientes e não gostar de críticas.

Isso só afasta os clientes e impede que elas tragam mais pessoas interessadas no seus serviço. Das conversas casuais ou do esforço de ouvir a opinião dos clientes, é possível tirar várias ideias que podem aprimorar o seu trabalho.

Também não negligencie o tratamento com os seus colaboradores. Tente identificar quais as vantagens e habilidades de cada um, de modo que possa auxiliá-los no crescimento dentro da empresa. Essa análise é importante na hora de delegar tarefas para eles e evitar que você continue tomando conta de todas as questões importantes da empresa.

O complexo de se achar o centro do seu universo empresarial pode te tirar a atenção de outro ponto importante em qualquer negócio: a concorrência. É primordial que você conheça seus concorrentes, para que você saiba como ser melhor que eles. Aprenda a agregar valor a seus investimentos e a diferenciar-se deles.

 Descentralizar para crescer

Empresas muitas vezes ficam reféns de seus donos e muitos deles são maus gestores. Então, usam mil desculpas para justificar o seu fracasso no crescimento. Atribuem a culpa aos funcionários, aos negócios, ao momento financeiro, e com isso tornam-se cada vez mais centralizadores, querem estar cada vez mais responsáveis por todos os passos do bom funcionamento da empresa até dominá-la por completo.

Esse tipo de atitude é o caminho mais rápido para o fracasso empresarial. Empresas de sucesso funcionam como um grande relógio, onde todas as engrenagens, parafusos, correias e ponteiros devem estar operando em sintonia. Cabe ao gestor liderar o grupo para que eles atuem como essa máquina bem lubrificada.

Por isso, delegar funções e estar sempre visando os rendimentos da sua empresa (não os seus) são os principais caminhos para o sucesso da empresa. Não há mais espaço para empreendedores egoístas e centralizadores. Esses irão morrer financeiramente junto com suas empresas.

Você pretende ser o culpado pelo fim da sua empresa ou pretende ter uma empresa valorizada no mercado?

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