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Queda nas vendas. Nove em cada 10 empresários têm um calafrio só de ouvir essa frase. Brincadeiras à parte, a queda no desempenho do seu comércio, indústria e prestadora de serviços é um problema sério que pode estar acontecendo com você agora mesmo.
Muitos fatores podem influenciar na queda das vendas do seu negócio. Problemas econômicos do município, região, país ou até mesmo internacionais, ou queda no poder aquisitivo das pessoas podem influenciar o seu negócio. No entanto, essas causas externas são muito usadas como desculpa por empresários que não querem enxergar os problemas internos que resultam nesse índice insatisfatório de vendas.
Sabemos que no Brasil, mais de 50% das empresas fecham as portas antes dos quatro anos de vida. Esses dados são comprovados pelo IBGE e Sebrae. E esse alto índice de fechamento das portas é mais relacionado a fatores internos que a externos. Por isso, e para que sua empresa não esteja entre essa triste estatística, vamos avaliar quais são os fatores internos do seu negócio que estão causando queda nas vendas.
Identificar falhas que resultam em queda
Algumas falhas institucionais são mais prejudiciais aos negócios que fatores econômicos e sociais externos. Por isso, para se combater a queda nas vendas é preciso trabalhar da porta para dentro, mais especificamente no escritório.
Digo isso porque a falta de gestão e implantação de políticas internas de controle de qualidade e treinamento estão entre as principais causas da queda escalonada no desempenho.
Você deve estar pensando agora “Sasso, eu faço tudo que posso para o meu negócio crescer, mas a economia nacional não está ajudando”. Eu sei que a situação do país já foi melhor e estamos enfrentando uma crise econômica e política sem precedentes. Embora seja uma opção fácil culpar a queda nas vendas no cenário nacional, vamos levantar o seguinte questionamento: Será que a sua empresa estava vendendo com força total, mesmo quando a economia era melhor?
Digo isso porque as falhas internas que vamos abordar a seguir já deviam estar presentes no seu negócio há muito tempo. Momentos de crise são importantes para pôr em xeque várias verdades que julgávamos absolutas e expor nossos erros.
Então, vamos avaliar seu negócio e descobrir se um ou mais dos fatores a seguir estão ajudando na queda das suas vendas.
O que gera queda de vendas:
Falta de organização
Infelizmente, a falta de organização é quase uma regra nos negócios nacionais. Poucas pessoas procuram ajuda antes de abrir o negócio e acabam se enrolando no futuro. Períodos de vendas mais lentas e queda no desempenho são grandes oportunidades de rever o modelo de negócio implantado.
Treinamento ineficaz
Aproveite o momento de queda nas vendas para investir efetivamente em treinamento do seu time. Um erro gravíssimo que muitas empresas cometem é demitir funcionários de qualidade e cortar comissões para diminuir gastos em momentos de recessão econômica. Isso acaba gerando ainda mais queda no desempenho, já que deixa a equipe desmotivada, sem comprometimento e sem confiança na chefia.
Em momentos como esses, a regra a ser seguida é investir no bom treinamento dos funcionários e na padronização do serviço, para que a empresa continue competitiva e atraente aos clientes.
Falta de acompanhamento ou concentração do serviço
Aqui eu reuni dois problemas gravíssimos, mas que são diretamente opostos: empresários que não conseguem delegar funções e acabam concentrando todas as atividades em si mesmos; e os que deixam todas as funções na mão de terceiros e não acompanha o desempenho do seu negócio.
A regra nesse caso é saber balancear o que você deve delegar e quais funções deve deixar em suas próprias mãos. Passe responsabilidades aos funcionários e líderes da sua empresa, mas tenha certeza de estar sempre por dentro das coisas mais urgentes e importantes.
Não fidelizar os clientes
Empresas pequenas estão mais próximas do cliente que as empresas multinacionais. O empresário tem que entender isso como uma vantagem e trazer o público-alvo para próximo de si. Investir em programas de fidelização são ótimas formas de garantir vendas mesmo em períodos de crise.
Não investir em comunicação
Eu sei que em períodos de queda nas vendas é comum se cortar gastos. No entanto, o investimento em comunicação e marketing não pode ser considerado algo trivial e dispensável. Divulgue mais e melhor a sua marca, seja por meio de redes sociais (que é a mais vantajosa), ou por meios tradicionais, como rádio e TV. Outra alternativa é criar eventos e ações que gerem mídia espontânea e tragam novos clientes.
Não inovar
Inovação é a chave para combater a queda nas vendas e a falta de clientes. Reveja as suas ações e se inspire em modelos de negócio de sucesso, mas não copie tudo. Aplique em seu negócio apenas o que irá condizer com seu público-alvo.
Não se conectar com o público-alvo
Seu negócio tem que ter uma cara, um estilo e algo único. Essa identidade é que irá criar os laços com o público-alvo e garantir o seu diferencial no mercado. Tentar atirar para todos os lados não funciona no tipo de marketing que temos hoje.
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