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Promover o crescimento de empresas é uma das principais dificuldades dos empreendedores, principalmente em tempos de crise. Muitos negócios fecham ou ficam estagnados por não seguirem objetivos simples.
O caminho para o crescimento de uma empresa é extenso e requer experiência e habilidades nos negócios. De acordo com o Sebrae, 27% das empresas fecham no primeiro ano de funcionamento. Isso acontece porque os gestores não estão realmente preparados para mudanças de hábitos dos clientes e variações do mercado. Esses empreendedores – onde a maioria dos pequenos empresários se encontram no momento – estão parados na sobrevivência, a segunda etapa do crescimento. Uma forma de saber se você está preso nesta etapa é fazer este teste gratuito.
Mas, mesmo depois de passar pelos dois primeiros anos de crise, alguns empreendedores ainda não conseguem crescer. Por isso é fundamental seguir algumas dicas para que consiga ter muito mais resultados.
As etapas do crescimento de uma empresa
Crescimento da empresa é mais que conquistar mais clientes e ampliar os negócios. O conceito abrange as transformações que são essenciais para a maturação do seu negócio.
Essas etapas são resumidas assim:
Existência
Nesse ponto, a preocupação da empresa é existir e se consolidar. Ainda há poucos colaboradores e poucas despesas mensais, ou seja, é mais fácil administrar o negócio.
Sobrevivência
As empresas começam a se organizar e surge a importância de mecanismos mais eficientes. Talvez seja hora de contratar um gerente e delegar as funções com eficiência.
Sucesso
A estratégia nesse ponto é crescer e buscar recursos. O empreendedor começa a perder o medo de delegar as funções e já está mais distante do negócio, administrativamente falando. O problema é a formalização de muitos setores e lidar com muitos funcionários.
Maturidade
Agora é fundamental melhorar o retorno investido durante toda a vida útil da empresa. O empreendedor já deve estar mais atento às necessidades do seu negócio e, talvez, estar atento à revitalizações e mudanças no modelo de negócios.
Criando o plano de crescimento de uma empresa
Estabeleça metas
Para ter crescimento e sair da segunda etapa, é preciso estabelecer metas precisas e possíveis. É comum gestores não conhecerem a prospecção e ficarem à deriva nos negócios, esperando que um milagre alavanque seus negócios.
É preciso conhecer o seu público-alvo, seus clientes e toda a sua escala de venda ou produção para se projetar um crescimento. Não é aconselhável atirar para todos os lados, mas sim, fazer investimentos precisos e assertivos.
Por exemplo, se você trabalha no setor de vestuário, é preciso conhecer os seu público alvo, seus clientes e saber o que eles querem e quais as deficiências do seu negócio, para que possa investir em ações que tragam resultados em curto e médio prazo.
Invista no seu produto ou serviço
Produtos e serviços de baixa qualidade são garantia de baixo rendimento. Já vi muitos empresários negligenciarem seus produtos ou serviços para aumentarem o lucro. Essa tática não ajuda no crescimento do seu negócio. Na verdade, ela só piora o seu relacionamento com seu público-alvo e entrega seus clientes de bandeja aos concorrentes.
Produtos de qualidade, atendentes bem preparados e serviços de primeira são os passos mais importantes na hora de alavancar empresas.
Você e seus colaboradores são os primeiros clientes do seu negócio. Se nem vocês confiam na sua empresa, os clientes também não confiarão.
Conheça seus público alvo
Embora seja esperado que os empresários façam estudo preciso do seu público-alvo antes de abrir o negócio, essa prática ainda é deixada em segundo plano por investidores de primeira viagem. Conhecer o público-alvo é primordial antes de almejar o crescimento da empresa e dos negócios. Se você não conhece seus clientes, como saberá para onde crescer?
Analise resultados
Analisar resultados é fundamental para alavancar o crescimento da sua empresa. É preciso identificar as perdas, os resultados das ações de marketing, o fluxo de caixa e todos os custos referentes à sua empresa.
Sem esse tipo de cuidado, fica impossível saber onde estão as falhas e onde deve estar seu foco na hora de buscar o crescimento.
Valorize seus funcionários
Empresas que valorizam os funcionários e retém os seus talentos são os principais exemplos de sucesso. Colaboradores bem motivados e com bom relacionamento com a empresa ajudam na execução de ações que buscam o crescimento, além de colaborar com ideias que podem ser de grande ajuda, já que via de regra, eles são as pessoas com relacionamento mais estreito com sua clientela.
Invista em comunicação
Comunicação sempre foi um setor importante nas empresas, mas com o advento e popularização das redes sociais, essa cadeira ganhou ainda mais destaque. Redes sociais, principalmente o Facebook, são uma forma de estar em contato direto com os clientes e com o público alvo.
No entanto, é comum empresas não darem a devida atenção a esse meio de comunicação. Muitas vezes, o responsável por cuidar da página do Facebook tem outras tarefas a fazer na empresa, e é estimulado a deixar a rede social em segundo plano.
A dica principal é garantir que haja um funcionário ou setor específico para tratar desse modo de relacionamento com os clientes, para garantir periodicidade e relacionamento com os usuários.
Caso sua empresa ainda não tenha porte para dedicar um setor exclusivo para isso, vale a pena investir em terceirizar a gestão da sua comunicação. Existem muitas empresas especializadas nesse serviço.
Especialize-se sempre
Os gestores também tem que buscar aprimoramento constante. É necessário estar por dentro das principais novidades no seu setor de atuação, buscar cursos, especializações e programas de treinamento pessoal.
Deixo como dica o ebook Teste para empresários – Seja dono e não escravo da sua empresa, que escrevi com o intuito de preparar e testar os novos empreendedores.
Espero que essas dicas ajudem a alavancar o seu negócio.
Tem mais alguma dica que te ajudou nesse quesito?
Qual a maior dificuldade de fazer sua empresa sair do local que está?
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