Tempo de leitura: 5 minutos
Um relógio analógico é uma ferramenta complexa. Ele é composto de várias engrenagens pequenas que movimentam circuitos cada vez maiores.
Uma pecinha sozinha não faz nada, mas todas juntas e trabalhando em harmonia produzem um resultado inimaginável.
Com o seu negócio não é diferente. Ele é composto de vários funcionários e cada um deles desempenha uma função que, por menor que possa parecer, é importantíssimo no produto final.
Mas se essas pequenas engrenagens do seu negócio, seus colaboradores, não estiverem funcionando com o máximo de desempenho, isso afeta o todo. Por isso, motivar funcionários é o segredo de um negócio bem-sucedido e uma equipe preparada.
Por que motivar seus funcionários?
Equipes motivadas são mais produtivas e garantem melhor ambiente de trabalho como um todo.
Passou o tempo em que os chefes e os funcionários eram distantes, ou que pensávamos que o colaborador deveria estar grato por ter um emprego e agir de forma submissa na empresa.
Você deve ter notado que os especialistas estão usando cada vez mais a expressão “colaborador” e abolindo o “empregado”.
Isso mostra como a relação com as pessoas que trabalham com você está mudando. O funcionário não é mais um ser passivo, que deve estar pronto para desenvolver apenas a sua função.
Hoje, sabemos que aproveitar o máximo desse profissional é a melhor forma de alavancar o desempenho do seu negócio. Mas para se exigir o máximo, é preciso motivá-lo.
Como motivar funcionários dentro da empresa
Motivar funcionários é mais fácil do que parece. A maioria das dicas que darei aqui são mudanças operacionais, que envolvem pouco ou nenhum custo extra e que todo bom gestor deveria colocar em prática. Então, preste atenção e aplique-as ao seu negócio.
Dê reconhecimento à sua equipe
Ser humano no trato com os funcionários e motivar as atitudes positivas. Essa deve ser a principal característica dos gestores preocupados com o bem-estar dos funcionários. Sempre enfatize sua confiança na equipe e destaque as suas atitudes positivas
Dê feedback positivo
Não fale apenas sobre as vezes em que os colaboradores falharam, como bronca. Saiba elogiar e reconheça seus pontos fortes e fracos. Evite críticas que não sejam construtivas à melhoria do funcionário, que isso irá motivar a busca por sua aprovação.
Invista em desenvolvimento pessoal
Crie programas de incentivo, cursos de aprimoramento e valorize os colaboradores que estiverem buscando melhoria profissional ou pessoal.
Disponibilize material necessário ao trabalho
É difícil se motivar no trabalho quando os equipamentos necessários para isso não são dados. Se o vendedor não tem um sistema eficiente de procura em estoque, por exemplo, irá se sentir cada vez mais negligenciado.
Gere confiança na equipe
A sua equipe deve confiar em você da mesma forma que você confia nela. Confiança significa comprometimento de ambas as partes. Como fazer isso? Cumpra as promessas e o pagamentos e seja um bom ouvinte.
Proponha metas reais
Metas impossíveis de serem alcançadas são os principais motivos para apatia dos colaboradores. Sabe quando os funcionários se esforçam ao máximo para alcançar uma meta e ficam sempre no “quase”?
Esse é o pior tipo de incentivo que você pode propor. Já conversei com muitos funcionários e o que eles mais odeiam é a ideia de que o empresário impôs uma meta inalcançável a fim de não pagar os benefícios.
Para motivar, imponha metas com o pé no chão.
Mantenha os líderes próximos
Encurtar as distâncias entre chefia e funcionários é importante na hora de motivar. Não crie empecilhos se o colaborador quiser conversar com você e seja presente no trabalho, para acompanhar de perto o desempenho de cada um.
Crie plano de carreiras
Motivar também é dar perspectiva de futuro na empresa. Com planos de carreira o funcionário se sente valorizado e busca sempre o melhor. Se você não conta com um plano de melhoria de funções e salários, os trabalhadores irão usar o seu negócio como trampolim para algum com salário e condições melhores.
Assim, você perde um funcionário com grande potencial e terá que começar o treinamento do zero.
Ofereça flexibilidade e benefícios aos trabalhadores
Não podemos esquecer do papel dos benefícios na hora de motivar os funcionários. Vale alimentação, refeição, auxílio creche, plano de saúde, cada um deles é fundamental para o bem-estar do funcionário.
A flexibilidade de horário também funciona assim. Se o funcionário pedir para entrar mais tarde e cumprir o mesmo número de horas, por que não atender? Se isso não for afetar a sua organização, é uma boa ideia adaptar o horário de trabalho para cada colaborador.
Busque parcerias
Já disse acima que os benefícios são fundamentais e programas de aprimoramento pessoal são importantes, então por que não buscar parcerias nesses quesitos?
Entre em contato com escolas de idioma, universidades, escolas profissionais, ou até mesmo restaurantes, academias, padarias próximas ao ambiente de trabalho. Esses benefícios farão o colaborador se sentir importante.
Ouça sempre
Esteja aberto às críticas e sugestões dos colaboradores. São eles que estão no contato constante com clientes e demais colaboradores. Suas dicas podem ajudar muito no bom desempenho da empresa e fará que o funcionário se sinta parte do todo.
Celebre as conquistas
Parabenize e celebre cada conquista positiva. Essa é uma forma de motivar para os próximos desafios e fortalecer o espírito de equipe.
Faça confraternizações
Além das comemorações para celebrar as conquistas, confraternizações de fim de ano, aniversários ou datas comemorativas são maneiras interessantes de tirar o estresse do ambiente de trabalho e manter a equipe unida.
Existem outras formas de motivar a equipe, mas com esses simples passos, quis demonstrar que não é preciso gastar muito dinheiro para se ter uma equipe motivada e estimulada.
Quer mais dicas como essa para aprimorar a sua empresa? Clique aqui e faça uma mentoria gratuita!