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Todo micro e pequeno empreendedor deveria procurar algum programa de aperfeiçoamento pessoal.
Como disse no texto com 5 motivos para contratar um mentor empresarial, o mentoring, ou mentoria, apresenta bons resultados para esse tipo de empresário. Programas de aperfeiçoamento ajudam no crescimento do empresário e do negócio.
O problema é quando o empreendedor busca muitos programas de aperfeiçoamento pessoal, Coaches e investe em marketing mais em si mesmo que em sua empresa. Nesses casos, o investidor acaba ficando maior que o seu próprio negócio.
A área onde atuo com mais frequência é na mentoria de micro e pequenos negócios, por isso convivo muito com esse tipo de empreendedor. Como mentor, trago conhecimentos e experiências a fim de garantir mais lucros para o negócio e preparar melhor o proprietário.
Nas reuniões que tenho com meus clientes, consigo notar quando eles estão querendo levar a sessão de mentoring mais para o campo pessoal do que empresarial.
Fiz esse texto para explicar aos leitores a mesma coisa que explico aos clientes dos quais sou mentor: como trabalhar o marketing pessoal sem esquecer-se da sua empresa.
O que é marketing pessoal?
Pense nas grandes personalidades do mundo.
Agora, o que seria delas se não tivessem se divulgado de alguma maneira. Todo filósofo ou escritor tem uma grande obra pelo qual é conhecido: Zaratrusta de Nietzsche, O mito da caverna de Platão, o Manifesto Comunista de Marx, As leis da gravitação universal de Newton.
Todos esses nomes se tornaram conhecidos por terem sidos importantes de algum modo em seu tempo, mas seus nomes ficaram eternizados porque eles divulgaram suas descobertas ou pensamentos.
O que seria de Einstein se ele tivesse descoberto a Relatividade, mas não tivesse escrito sobre ela? Será que ele iria esperar até alguém perguntar a ele suas novas descobertas?
Guardadas as devidas proporções, o marketing pessoal funciona como o grande livro dessas personalidades históricas.
Como diz o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”, e o marketing pessoal visa garantir que você seja visto.
Suas obras, seus atos, sua gestão, deve ser divulgada para que você seja sempre lembrado como exemplo de empreendedor de sucesso, líder capacitado, visionário, ou seja, trabalhar o marketing pessoal é trabalhar aquilo que você quer que as pessoas lembrem-se quando falarem o seu nome.
Os quatro pilares básicos do marketing pessoal são:
- Trabalhar a imagem como cartão de visitas
- Ser um líder
- Resolver problemas
- Atribuir valor
Como marketing pessoal atribui valor a sua empresa
O processo de mentoring ou mentoria também ajuda no marketing pessoal do empreendedor.
O mentor trabalha a gestão do negócio como um todo, e o dono é peça chave para o desenvolvimento do micro ou pequeno negócio.
Como mentor, trabalho o profissional porque é ele que vende a empresa. O negócio tem a cara do dono. Por isso ter um gestor que seja conhecido, admirado, respeitado e que seja um líder excepcional é importante para que a empresa ganhe status e confiabilidade.
No entanto, é importante lembrar sempre que o gestor não deve ser o foco das ações, e sim a empresa.
O marketing focado exclusivamente no dono do micro ou pequeno negócio não irá resolver todos os problemas da empresa, ela pode inclusive piorar as coisas.
Empreendedores narcisistas buscam demais o aperfeiçoamento pessoal e deixam de lado o aperfeiçoamento da empresa.
Em alguns casos, esses empresários buscam tantos métodos de marketing pessoal que deixam de se aperfeiçoar em outras áreas, como gestão empresarial, atualização do sistema de trabalho, conhecimento da concorrência etc.
Nesse caso, acontece com o empreendedor o mesmo que acontece com o Narciso do conto grego: morre por amar demais a própria imagem.
Como o mentor impede esse cenário
O mentor tem papel ativo na formulação da imagem pessoal do empreendedor. No processo de mentoring, trato de vários assuntos que dizem respeito à empresa e marketing pessoal do dono é uma dessas formar.
Gosto de afirmar que o melhor marketing pessoal são os resultados.
Se sua empresa for bem no mercado, seu marketing pessoal irá bem. Se sua empresa não for conhecida, você não será também.
Como mentor, sei que meu marketing pessoal está ligado exclusivamente ao sucesso dos meus clientes. Não adianta eu dizer que sou o melhor mentor do mundo, aparentar isso de várias formas e ser o maior especialista em marketing pessoal se eu não tiver nenhum caso de cliente bem sucedido para apresentar, ou não tiver sido empreendedor em nenhuma outra área antes do mentoring.
Com você deve ser o mesmo. Marketing pessoal é só um dos tijolos que constroem uma reputação no mundo empresarial forte.
Steve Jobs: Um caso de sucesso
O ex-CEO da Apple, Steve Jobs, é um exemplo de marketing pessoal bem aplicado.
Jobs foi um dos fundadores da empresa multinacional de tecnologia e se tornou uma figura muito popular devido a imagem que passava: sempre foi conhecido por ser ousado, visionário e criativo.
Jobs era exatamente a imagem de sua empresa!
Ele passava os mesmos valores que a Apple. Por isso era tão admirado por empresários do ramo, geeks, apaixonados por tecnologia e pela imprensa em geral.
Sua imagem como frontman da Apple era tão forte que muitos se perguntaram o que seria da empresa após sua morte, em 2011.
No entanto, a empresa continuou no topo do ranking de melhores empresas de tecnologia do mundo, e ainda transmite os mesmos valores de inovação e ousadia.
Se Steve Jobs tivesse se deixado crescer mais que a própria Apple, provavelmente a empresa morreria junto com ele.
Isso mostra que até na questão de marketing pessoal, Jobs era um visionário!
Conhece mais algum caso de marketing pessoal de sucesso?
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