Escolhendo o nicho de mercado em 5 passos

Tempo de leitura: 5 minutos

Agora que já ensinei aqui no blog como definir o seu público-alvo, está na hora de avançar para a procura do segmento de mercado ideal para o seu negócio. Escolher um nicho de mercado é um dos pontos mais importantes para os empresários que querem ter sucesso com o seu negócio.

A definição do nicho de mercado é tão importante quanto a definição do público-alvo. Esses dois itens se complementam e servem de auxiliar na hora de escolher qual negócio e estratégia de marketing escolher.

Pensando nisso, separei para hoje 5 dicas infalíveis para escolher um nicho de mercado de sucesso.

#1 Saiba a diferença entre público-alvo e nicho de mercado

Conhecer o público-alvo e saber em que nicho de mercado você irá atuar são coisas diferentes.

Seu público são as pessoas que você deseja atingir com o seu produto ou serviço. Já o nicho de mercado se refere à fatia do mercado em que você quer atuar com o seu negócio.

Embora pareçam muito similar, essas duas definições são ao mesmo tempo opostas e complementares. Em outras palavras, você escolhe o seu nicho de mercado para atingir o seu público-alvo. Por isso é tão importante se definir com tantos detalhes quem é o seu público-alvo.

Pra definir nicho de mercado, você precisa conhecer o público-alvo

#2 Conheça bem o seu público-alvo

Como dito na dica anterior, saber quem é o seu público-alvo é essencial para descobrir em que nicho de mercado você deve atuar.

O nicho de mercado escolhido deve ser aquele em que os seus clientes estão ou consomem. Por exemplo, se você quer abrir uma empresa de entrega de comida saudável no seu bairro, deve antes saber se há demanda, ou seja, se há pessoas do seu público-alvo na sua área de entrega. Se as pessoas do bairro ou cidade em que quer trabalhar não se interessarem pelo serviço, você escolheu um mau nicho de mercado.

Conhecendo bem os gostos e interesses do seu público-alvo fica mais fácil saber se há demanda e quais são os gostos e interesses dos seus futuros clientes.

Em muitos casos, o empreendedor começa com uma ideia e, após constatar que os gostos do público são diferentes dos que ele imaginou, muda o rumo do negócio para algo mais lucrativo e rentável.

#3 Conheça os nichos de mercado que mais vendem

Alguns nichos de mercado são muito conhecidos por seu alto índice de lucratividade. Eles são muito bem recebidos porque resolvem alguns dos problemas mais urgentes e comuns das pessoas. São eles:

  • Saúde – todo mundo se preocupa com a saúde e bem estar próprio e da família. Por isso esse nicho é um dos mais procurados e lucrativos. E não são só os planos de saúde que lucram com isso. Atualmente, cada vez mais pessoas estão preocupadas com auto-estima, qualidade de vida, beleza, etc.
  • Ganhar dinheiro – a internet abriu um campo enorme de oportunidades para pessoas que querem ganhar dinheiro. Desde investimentos, a programas de afiliados, passando por dicas de investimentos e tendências de vendas. Todo mundo quer ter as contas em dia e um dinheiro extra no fim do mês.
  • Relacionamento – O nicho de mercado voltado aos relacionamentos sempre foi muito popular, principalmente na internet. Todo mundo quer estar bem emocionalmente, ser feliz, achar o par ideal, etc. Problemas em manter o casamento ou encontrar parceiros são os que mais atraem pessoas na procura desses serviços.

Apesar disso, é importante não se apegar ao nicho apenas porque é rentável. Existem muitos mercados que só não são rentáveis porque nunca foram explorados. Criando uma boa comunicação com seu público-alvo, você pode tornar quando nicho de mercado rentável.

Segmentação de nicho de mercado

#4 Segmente seu nicho de mercado

Segmentação é importante na escolha do nicho de mercado, principalmente se você escolher atuar em um dos nichos mais concorridos do mercado.  Conhecer o público-alvo e saber quais são as necessidades do seu negócio ajudarão na tarefa de segmentar e achar um diferencial no seu produto ou serviço.

A segmentação pode ser feita por:

  • Local onde seu público-alvo se encontra
  • Características como idade, sexo, estado civil, etc.
  • Interesses pessoais, como estilo de vida, valores, personalidade, etc.
  • Referente ao comportamento individual dos clientes com produtos ou serviços.

#5 Trabalhe com o que gosta

Pode parecer clichê, mas o melhor nicho de mercado é aquele que você gosta. Todo negócio necessita de muitas horas de esforço diário, pesquisa e muito trabalho. Por isso, o empresário não pode confiar apenas nas pesquisas de mercado para decidir em qual nicho de mercado investir.

Keyword no nicho de mercado

Dica bônus de como encontrar nicho de mercado lucrativo

Uma dica extra para encontrar um nicho de mercado lucrativo é usar o planejador de palavras chaves do Google.

Embora seja mais efetiva para empresas online, essa dica também ajuda no planejamento do nicho de mercado de empresas convencionais.

Para saber se suas palavras chaves serão bem recebidas, basta procurar por ela no Google AdWords e verificar qual o índice de procuras para eles. Nessa pesquisa preliminar, é possível notar se a sua idéia realmente é inovadora ou será tão bem recebida quanto você imagina.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar-me de

wpDiscuz