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Liderar. Esse é uma das qualidades mais valorizadas e procuradas em gestores de todos os portes. Há muito mistério e lendas sobre liderança e gestão de pequenas empresas, mas a verdade é que todo mundo pode ser um líder, basta treinamento e bom relacionamento com a sua equipe.
A liderança e gestão é ainda mais efetiva se você atua em equipes pequenas. O empresário que tem um negócio com equipe menor está sempre em contato direto com todos os colaboradores, tendo uma grande vantagem para gerenciar equipes de maneira eficiente.
Pilares da liderança e gestão de equipes
Todo o empresário que deseja ser especialista na liderança e gestão de sua equipe deve ter em mente que são necessárias três características essenciais para ser admirado e respeitado pelos colaboradores:
- Confiança
- Participação
- Responsabilidade
Repito: ninguém é obrigado a nascer com essas características para ser um líder. Embora algumas pessoas tenham maior facilidade nesses quesitos, todo mundo pode desenvolvê-los.
Esqueça o que você ouve falar por aí sobre líderes. Não acredite nos clichês de “fulano é um líder nato”, ou “ele nunca vai poder chefiar uma equipe”. Essas frases feitas servem, não só para desestimular profissionais a desenvolverem liderança e gestão, como para elevar o “líder” a um patamar inalcançável às pessoas comuns.
Também não acredite que você deve ser como o Steve Jobs, ou Mark Zuckerberg, e ter os mesmos hábitos que eles para ser um líder de sucesso. Vestir a mesma roupa todos os dias não te ajudará na liderança e gestão se você não participa da sua equipe e é o tipo de chefe que só dá ordens.
Por isso, vamos falar um pouco das habilidades que precisa desenvolver, a sua maneira.
Confiança
O líder é a pessoa em que todos devem confiar, mas para isso ele deve acreditar em si mesmo. Porém, não confunda essa confiança com prepotência.
Líderes que motivam sua equipe têm confiança para rever atitudes, mudar de opinião e aceitar críticas e sugestões.
Manter a palavra também ajuda a gerar confiança. Se prometer um aumento de salário ou folga a um colaborador, cumpra o acordo.
Participação
O líder não fala “fiz” ou “façam”, ele diz “vamos fazer”. Liderança e gestão de equipes, ainda mais com as pequenas, exige participação de todos. Assim, você está em contato constante com toda a sua equipe e pode dar voz ao colaborador.
Isso mostra que você se importa com o trabalho do coletivo e com cada um dos funcionários.
Responsabilidade
O líder deve ser um exemplo para toda a equipe. Responsabilidade na liderança e gestão significa cumprir tudo que você espera do time, como não falhar nas promessas e estar sempre presente quando a empresa precisa.
Além disso, o líder deve delegar tarefas, para mostrar que confia nos funcionários e assumir as responsabilidades como parte da equipe. Eu falei um pouco sobre isso no artigo que ensina um pouco de como motivar os colaboradores.
Liderança e gestão na prática!
Tendo esses pilares em mente e como um objetivo constante, há algumas dicas que podem ajudar na hora de colocar a liderança e gestão de equipes na prática. Algumas dessas dicas são:
- Gostar de pessoas – O gestor não trabalha no escritório sozinho. Ele depende de toda a equipe para executar o seu trabalho. Por isso, gostar de pessoas é primordial.
- Trabalhar em equipe – Se isolar ou não saber receber sugestões são características que não devem fazer parte da liderança e gestão de equipes. Trabalho em grupo sempre!
- Se manter calmo sob pressão ou em crises – Líderes são os últimos a perder a cabeça em situações delicadas. É esse gestor que vai segurar as pontas e direcionar a equipe para o lado certo.
- Ter controle emocional – Liderança e gestão de equipes são tarefas estressantes e que exigem muito. Para ser um líder é preciso apaziguar conflitos e não ser o motivo deles. Se você não consegue assimilar os problemas e não descontar na equipe, procure trabalhar isso o quanto antes.
- Organização – Organização sempre é importante no ambiente de trabalho, ainda mais para o líder, que deve gerenciar muitas pessoas. Se a organização falhar, a equipe pode sair do controle.
- Conhecer a equipe e delegar funções – Com equipes pequenas fica ainda mais fácil conhecer os funcionários e delegar funções. Eu já falei da importância de dar responsabilidades aos colaboradores aqui.
- Saber eliminar as tensões – Qualquer grupo de pessoas passa por conflito. O líder deve aprender a trazer coesão a equipe e manter os colaboradores unidos para atingir um bem comum.
- Tente ser imparcial e realista – É impossível ser totalmente imparcial, mas tome isso como meta para o seu trabalho. Não favoreça mais um funcionário em detrimento de outro para manter a motivação na equipe.
- Não crie distância entre você e os demais colaboradores – Esteja próximo a sua equipe. Não crie distâncias como salas isoladas ou vestimenta muito diferente, para mostrar que é um desses.
- Tome decisões rápidas – Liderança e gestão exigem respostas rápidas. Embora ouvir seja importante, o líder não pode ser indeciso.
- Prime pela qualidade do serviço – A qualidade sempre deve vir em primeiro lugar. Seja um exemplo dessa atitude que a sua equipe seguirá seus passos.
- Dê feedbaks – Feedbacks são importantes. Eles que mantêm a equipe unida e estimulada. O contato com os funcionários deve ser constante, não apenas nos momentos de bronca.
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