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Existe a ideia de que pequenas empresas precisam faturar pouco, mas isso é uma mentira. Toda a micro e pequena empresa tem o potencial de crescer e faturar bem alto. Mas para isso é preciso saber como utilizar as vantagens e explorar o mercado em potencial, que pode ser seu bairro, cidade, região metropolitana, e quem sabe o mundo, se for uma empresa digital.
Mas como é possível abrir uma pequena empresa de sucesso se mais de a metade dos negócios fecham as portas com menos de 5 anos de funcionamento, segundo o Sebrae? Essa é a dúvida que assola 9 entre 10 empreendedores que querem abrir a sua primeira micro e pequena empresa.
Por isso, preparei um pequeno tutorial para abrir uma pequena empresa de sucesso.
Pequena empresa de sucesso = planejamento!
Ter uma boa ideia ou perceber o que o mercado precisa não são suficientes para abrir uma pequena empresa de sucesso. O planejamento é fundamental para testar se o seu futuro negócio irá prosperar em médio e longo prazo.
Essa falta de planejamento é muito comum em empresa familiar. O proprietário pode ter iniciado sem muito planejamento e tido sucesso por muitos anos, mas se não investir no treinamento da sucessão, uma pequena empresa de 20, 30 anos, pode fechar as portas assim que muda de comando.
Por isso, nunca é demais ressaltar a importância de se planejar muito bem antes de abrir qualquer pequena empresa. Esse processo pode durar anos, para arrecadar o capital inicial necessário para abrir as portas. Portanto, não pule etapas e use o tempo de planejamento para estruturar e avaliar se seu futuro negócio realmente terá sucesso.
Como montar uma pequena empresa de sucesso
Sabendo que o planejamento deve ser o ponto de partida para a abertura de sua pequena empresa, preparei alguns tópicos que devem ser seguidos à risca para que seu negócio saia do papel:
Avalie sua ideia e tenha a mente aberta
Muitas vezes, a sua “grande ideia” pode ser facilmente refutada se você conversar sobre ela com amigos, familiares e pessoas que queiram te ajudar. Por exemplo: pode parecer uma grande ideia abrir um bistrô no Centro de sua cidade, porque não há nenhum restaurante do tipo por perto. Mas por que será que ninguém pensou nisso antes? Será que o público que trabalha por perto se interessa nesse tipo de culinária? Será que o investimento valerá a pena?
Talvez você não tenha pensado nessas questões porque estava certo de que o negócio seria bem sucedido. Conversar com outras pessoas ajuda a abranger o seu conhecimento de mundo.
Tenha um diferencial
Aproveite o tempo que irá gastar no planejamento para rever essas questões e pensar em um diferencial para o seu negócio. Para isso conheça bem o mercado que quer atuar e defina com firmeza o seu público-alvo.
Estude todos os aspectos do seu negócio
Não adianta pensar no seu aluguel de um espaço e negligenciar a identidade visual, como logo, uniforme e cores que usará. Nem pensar no produto e não planejar o custo investido com funcionários. Todos os aspectos são importantes para abrir uma pequena empresa de sucesso, desde o nome até os parceiros que escolherá para o seu negócio.
Coloque seu negócio no papel
Crie um plano de negócios bem estruturado para a sua pequena empresa. Ele te ajudará a definir objetivos e metas em um único documento. Deixe claro quem são os seus concorrentes, qual será o seu plano de marketing e operacional, quanto estão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço, entre outras diretrizes importantes para o seu negócio.
Esse documento sintetiza tudo que futuros investidores precisam saber e te ajudará a seguir na trilha correta.
Conheça as vantagens de ser uma pequena empresa
Uma pequena empresa não é menos importante que empresas multinacionais. Com um negócio menor é muito mais fácil treinar, preparar atendimento diferenciado e atender melhor o seu cliente e público-alvo. Fortaleça o que seu negócio tem de melhor que você irá garantir crescimento cada vez maior.
Invista em marketing digital e redes sociais
Toda pequena empresa conta com custo reduzido. Por isso, investir em marketing digital e redes sociais é tão importante. Por ser mais barato que um anúncio em canais tradicionais, essas ferramentas são bem mais acessíveis e contam com retorno certo.
Pequenos bares e restaurantes podem criar páginas no Facebook para divulgar as promoções e novidades do cardápio, por exemplo, e atingir os clientes mais fiéis. Além disso, o poder de alcance fica cada vez maior, já que seus consumidores convidam os amigos para curtirem sua página.
Procure ajuda e parceiros
Uma pequena empresa de sucesso nunca é aberta sozinha. Todo empreendedor precisa de ajuda e parceiros para prosperar, até mesmo, porque é impossível ser um especialista em todos os aspectos envolvidos no negócio, como jurídico, contábil, operacional, marketing, gestão de mídias sociais, entre outras. Por isso, não tenha vergonha ou medo de procurar um mentor empresarial, contador, empresas especializadas em marketing digital e outros profissionais antes de abrir o negócio e, principalmente, depois, com a empresa em pleno funcionamento.
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