Tempo de leitura: 5 minutos
Você que é um Pequeno ou Médio Empresário e não está conseguindo fazer sua empresa crescer, motivar sua equipe ou mesmo melhorar sua lucratividade? Este artigo é para VOCÊ.
Veja neste artigo o que os empresários de sucesso estão fazendo para alavancar os resultados de suas empresas!
Você já ouviu falar em Mentor de Negócios?
A Mentoria já é uma prática muito comum nos Estados Unidos e agora está vindo para o Brasil com o intuito de ajudar os Empresários que estão com dificuldades no seu negócio a encontrar caminhos alternativos para crescer e maximizar os resultados da sua empresa através da própria vivência do Mentor, que já foi ou ainda é um Empresário, que já viveu e superou problemas similares e pode contribuir muito para encontrar de forma acelerada as melhores alternativas que o Empresário está precisando.
O Mentor é um Empresário que já superou diversas crises, tanto externas como internas à sua empresa, atingiu resultados importantes e já tem uma bagagem e vivência que possa transmitir este conhecimento para o Mentorado. Normalmente um Empresário que tem um grande objetivo de transformar sua empresa em um negócio de sucesso e está buscando novos conhecimentos para isto.
Sua empresa está funcionando como você um dia sonhou?
Seu faturamento e lucratividade estão como você planejou?
Você comanda sua empresa ou a sua empresa comanda você?
Quando não estamos satisfeitos com o os resultados que estamos atingindo, só nos resta uma alternativa, uma MUDANÇA:
Ninguém colhe bons frutos de uma árvore que nunca plantou.
A maior dificuldade hoje dos Empresários é administrar o tempo de forma a equilibrar sua vida pessoal e profissional. Muitos Empresários se sentem escravos da sua própria empresa e muitos não sabem o real motivo porque estão vivendo esta situação.
Infelizmente temos um altíssimo índice de mortalidade das empresas e o principal motivo é a falta de planejamento.
A maioria dos donos de pequenas e médias empresas não sabe onde quer chegar com a sua empresa, não tem clareza das suas metas e objetivos e muito menos sabem a rentabilidade ou prejuízo que o seu negócio está gerando.
Para que esta mudança gere resultados em curto prazo, precisamos acertar a nossa estratégia para se atingir os novos objetivos.
Quando falamos em melhorar os resultados de uma empresa, sabemos que não é uma tarefa simples porque estamos lidando com o mercado, economia e outros fatores externos. Mais importante que isso é o que realmente está sobre nosso controle, no caso das empresas, são as pessoas: a nossa equipe, nossos funcionários, nossos clientes, nossos fornecedores e parceiros.
Então restam 3 alternativas para o Empresário:
Uma dica muito importante é encontrar um Mentor com quem você possa construir um relacionamento de afinidade, para que o Empresário se sinta à vontade para abrir todos os seus problemas de uma forma sincera e sem constrangimentos.
Qual é o tipo de Mentor certo para você?
Procure um Mentor que seja prático e especializado no apoio de pequenas e médias empresas e que possa te manter focado em cada área do negócio de forma simples. O seu Mentor deve ser capaz de simplificar as coisas de forma a impedir você de se sentir sobrecarregado.
Todos nós temos a tendência a ficar presos dentro da nossa mentalidade (naquilo que sabemos e acreditamos ser a nossa verdade). Podemos nos perder em detalhes ao conduzirmos nosso negócio. É aqui que entram os Mentores. Um Mentor é alguém que consegue ver o seu negócio da perspectiva do mercado ou do cliente, de fora para dentro, e que pode dar uma opinião mais objetiva vendo coisas que, para você, são invisíveis.
Os Empresários precisam olhar para fora da sua empresa e ficar atentos para abrir sua mentalidade para novas idéias que não estejam contaminadas com o dia a dia do seu negócio. Foi realizada uma pesquisa que mostrou que 70% das pequenas empresas que recebem orientação sobrevivem cinco anos ou mais, sendo o dobro da taxa de comparação com os empresários sem mentores.
A decisão de buscar um Mentor de Negócios para a sua empresa é exclusivamente sua. O problema é que a maioria dos empresários tem uma visão errada que ele sozinho conseguirá sair da situação que a sua empresa se encontra. Somente fique atento aos sinais que a sua empresa está apresentando e monitore se já não é tempo de tomar esta decisão. Quando as coisas não estão caminhando como gostaríamos, quanto mais tempo deixarmos passar, maior será a dificuldade de reverter os resultados. Muitas empresas acabam demorando muito para buscar ajuda externa e quando decidem fazer isso já não há mais tempo e recursos suficientes para salvar a empresa da falência. Por isso vemos aumentar a cada dia o índice de mortalidade das pequenas e médias empresas.
Assista esta reportagem feita pela GLOBO NEWS que fala:
“Como o Processo de Mentoria pode ajudar os Empresários”
Se você é um pequeno ou médio Empresário e sonha em ter uma empresa organizada e bem sucedida, com uma equipe engajada e reconhecida no seu segmento de atuação, não perca mais tempo e procure um Mentor de Negócios para ajudá-lo a realizar o seu sonho.
Se você se interessou por este tema e gostaria de melhorar os resultados da sua empresa, não perca mais Tempo e Dinheiro. Entre em Ação!!!