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Aqui no blog, eu sempre dou dicas para o sucesso de sua empresa. Em quase todos os meus artigos, cito a importância de se estar de acordo com os gostos e interesses dos seus principais consumidores. Mas você realmente sabe quem é seu público-alvo?
Poucas coisas são tão importantes na hora de abrir um negócio quanto a definição do público-alvo. Saber a faixa etária, escolaridade, renda, estado civil, etc. pode ser tão importante para se abrir uma empresa de sucesso, quanto levantar o capital inicial, fazer o planejamento financeiro e de marketing e fidelizar os clientes.
Ter em mãos o maior número de dados sobre seu público-alvo e sobre a fatia do mercado que deseja atingir é a melhor forma de saber como direcionar suas ações de marketing e definir metas para o seu negócio.
Parece óbvio que conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para o planejamento de empresas, mas é muito comum ouvirmos por aí relatos de pessoas que abriram seu negócio sem se preocupar em definir um público-alvo.
Tão ruim quanto isso são as empresas que abrem demais o leque dos clientes que querem atingir. Definir o público-alvo como “mulheres”, é quase a mesma coisa que não usar definição alguma. Assim como uma pesquisa acadêmica, quanto mais delimitado e fechado o seu foco, melhor.
Digo isso porque a empresa precisa conhecer o seu cliente. Se ela não entender as características daqueles que quer atingir, fica muito fácil não satisfazer às expectativas e satisfação dos consumidores.
Definir nichos de atuação menores e crescer dentro desse nicho é a fórmula de sucesso para empreendedores que querem alcança grandes objetivos dentro do seu público-alvo.
Dicas para escolher seu público-alvo
Definir o público-alvo da sua empresa, mesmo sendo um dos passos primordiais, pode dar um pouco de trabalho para os empresários. Isso fica ainda mais evidente quando notamos o número de empresas que fecham as portas anualmente.
A grande maioria das empresas fecham as portas em menos de 5 anos de funcionamento. A falha em ações de marketing efetiva é uma das causas desses números alarmantes.
Muitos empresários sabem disso, mas não sabem por onde começar a definir o seu público-alvo, por isso, preparei algumas dicas que irão ajudar nesse processo.
Pesquise
A melhor forma de conhecer o público-alvo de verdade é fazendo pesquisas. Quanto mais detalhada e delimitada, mais eficaz será o estudo. Tente descobrir quem são os consumidores do seu bairro, da sua cidade, quais são os interesses deles, qual é a faixa de renda, estado civil, etc. Essa pesquisa inicial pode te impedir que gaste tempo e dinheiro investindo em ações pouco efetivas.
Delimite
Depois de colher os dados iniciais, delimite o seu público-alvo. Se você pretende abrir uma academia de musculação e sua pesquisa indicou que os clientes sentem falta de um ambiente como esse no bairro, é hora de cruzar dados e delimitar o público que seu negócio quer atingir. Aqui você escolhe se quer tentar atrair pessoas que nunca fizeram exercício físico por vergonha, ou se vai focar nos atletas experientes, por exemplo.
Conheça os gostos dos clientes
Toda a estrutura do negócio deve ser pautada nos gostos do público-alvo, apontados por pesquisas. Quem dá a cara para o negócio são eles, e não você. Evite o pensamento de que se algo é bom para você, será bom para o público.
Pense na comunicação
É lamentável como os empresários costumam deixar a comunicação sempre em segundo plano. Ainda mais hoje em dia, com redes sociais, é absurdo não pensar em formas de estar em contato com o público-alvo. Com o conhecimento dos gostos dos seus clientes, fica fácil os atingir, principalmente nas redes sociais, como Facebook.
Escute
Mantenha sempre um canal aberto para críticas e sugestões aos clientes. Assim você aprende mais e demonstra que tem um esforço constante para manter e atrair o público-alvo. Esteja sempre atento à pequenos hábitos e gestos dos consumidores. Eles podem dizer
Segmento de mercado: o caminho para o sucesso
A escolha e delimitação do público-alvo está diretamente ligada ao segmento de mercado que você deseja atingir com o seu negócio.
Segmento de mercado nada mais é do que escolher qual será o grupo de compradores em potencial e conhecer seus desejos, percepções de valores e comportamento de compras.
Essa divisão ou segmentação de mercado vai para além da simples delimitação do público-alvo, pois diz respeito também ao produto ou serviço que pretende oferecer com a sua empresa ou negócio.
Ou seja, mais que definir para quem, você deve definir o que vai vender e quais serão as ferramentas aplicadas para que o serviço tenha um diferencial e agrade o seu público-alvo potencial.
Por isso, escolher o segmento de mercado que irá atuar é tão importante para o sucesso do seu negócio.